A campanha eleitoral esvaziou completamente a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Acre nesta quarta-feira (24). Sem quórum, a sessão sequer foi aberta, mas isso não é de agora: na terça-feira (23) apenas três deputados, Neném Almeida (Podemos), Daniel Zen (PT) e Pedro Longo (PDT), todos candidatos à reeleição, fizeram uso da Tribuna.
Zen inclusive não gostou de ver a Aleac esvaziada e, em seu discurso, pediu que os colegas compareçam às sessões conciliando a agenda de campanha com a do parlamento. Como ninguém foi à Aleac nesta quarta, o apelo de Zen teve o efeito contrário: ao invés de elevar a presença fez zerar de vez.
Alguns dos integrantes da Aleac encontram motivos superiores ao trabalho parlamentar e à campanha para não ir à sessão. Edvaldo Magalhães (PCdoB), por exemplo, anunciou o nascimento da neta, Helena.
Enquanto não há quórum, matérias se acumulam sem análise e votação dos parlamentares, o que é possível avaliar pela leitura do expediente.
Dos 24 deputados, 60% tentam a reeleição. Outros, como Gerlen Diniz (PP) e Roberto Duarte (PROS), são candidatos a deputado federal, ou como Jenilson Leite (PSB) que faz campanha para ocupar a vaga do Acre no Senado da República.