Categories: Cotidiano Notícias

Grávidas com obesidade podem morrer por falta de mesa cirúrgica em maternidade do Acre

Published by
Leônidas Badaró

Internada na Maternidade Bárbara Heliodora desde sábado, 20, Camila da Silva Melo teve a bolsa estourada no último domingo, dia 21. A paciente não teve dilatação suficiente para ter um parto normal e a indicação para o caso de Camila foi um parto cesárea. Ocorre que no caso da paciente, que pesa 134 quilos, a MBH simplesmente não faz o procedimento por falta de uma mesa cirúrgica que suporte peso acima de 120 quilos. Nestes casos, as pacientes precisam ser encaminhadas para o Hospital Santa Juliana. Ou seja, em um caso de risco, caso o Santa Juliana não tenha vaga, a paciente corre risco de morte mesmo se houver vaga para atendimento na maternidade.


A informação foi repassada inicialmente por Katrine de Lima, coordenadora do núcleo interno de regulação da MBH. “Desde 11 horas da manhã nós solicitamos ao Santa Juliana vaga para uma cesárea , já que nossa maca só suporta 120 quilos. Informamos o caso de urgência e dissemos que a paciente já estava em trabalho de parto. Apenas após às 14 horas é que veio a autorização para a transferência. Infelizmente, essa demora não é a primeira vez. Todas as vezes que temos pacientes acima de 120 quilos precisamos fazer essa transferência para o Santa Juliana e a demora é sempre de 2 a 3 horas”, afirma.


A diretora geral da MBH, Laura Pontes, confirmou ao ac24horas que a mesa cirúrgica da unidade de saúde não consegue atender pacientes obesos, mas citou que o peso máximo é maior. “A gente tem mesa cirúrgica que suporta até 132 quilos. Quando temos paciente acima desse peso é encaminhada para o Santa Juliana. A paciente estava sendo assistida, mas não conseguimos fazer a cirurgia, regulamos para o Santa Juliana e até agora tem dado certo”, afirma.


Laura disse ainda que a Secretaria Estadual de Saúde tem previsão para realizar licitação de aquisição de mesas cirúrgicas que suportem o sobrepeso das pacientes. A reportagem não conseguiu informações sobre o andamento das aquisições junto à Sesacre.


Em relação à demora na autorização para a transferência para pacientes obesas, o Hospital Santa Juliana não se pronunciou.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Danilo Gentili causa polêmica ao citar série da Netflix: “Nunca ofereça chá para gordas”

Nesta quarta-feira (1), Danilo Gentili, humorista e apresentador do programa The Noite,causou polêmica após usar…

02/05/2024

Esposa de Faustão expõe dificuldades em desabafo: “Nada tem sido muito fácil”

Na tarde desta quinta-feira (2), Luciana Cardoso desabafou em uma homenagem que fez ao marido,…

02/05/2024

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

O Ministério da Educação (MEC) vai apresentar protocolos de prevenção e resposta ao racismo nas…

02/05/2024

Alunos assistidos pela Ufac terão auxílio alimentação de R$ 250 durante greve

O Diretório Central dos Estudantes da UFAC (DCE) divulgou na tarde desta quinta-feira, 02, que…

02/05/2024

Davi Brito manda indireta após término com Mani Rego: “Perdi um grande amor”

Na última quarta-feira (01), o ex-BBB Davi Brito deu o que falar ao compartilhar um…

02/05/2024

Bocalom reclama de pichação em obra do elevado na Dias Martins

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), gravou um vídeo no canteiro de obras…

02/05/2024