Menu

Setor florestal responde por 58% da balança comercial e gerou R$ 140 milhões no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O setor florestal respondeu por 58% das exportações acreanas em 2021. Somente com madeira e seus derivados e a castanha, quando o Estado obteve, nesse período quase R$140 milhões, segundo os pesquisadores, Marky Brito, João Paulo Mastrangelo e Erilene Lima Silva, que se uniram para defender a implantação do Serviço Florestal do Acre.


Esses números, segundo o grupo, vão se repetindo em 2022 e colocam a exportação de produtos florestais à frente de outras commodities agropecuárias no Acre.

Publicidade

Para avançar, no entanto, é necessário vencer alguns desafios, entre eles a atualização e regulamentação de leis e normativas; a irregularidade do volume produzido a partir de áreas manejadas; a falta de agregação de valor à madeira e aos produtos da biodiversidade; a baixa produtividade da indústria florestal; dificuldades de acesso à crédito, entre outros.


“Aumentar a participação da economia florestal traria impactos relevantes para o desenvolvimento econômico do Acre, melhorando a conservação e uso dos nossos recursos florestais e da biodiversidade”, dizem.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido