Conecte-se agora

PMs são condenados por constrangimento ilegal e lesão corporal durante ação policial

Publicado

em

A 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar da Comarca de Rio Branco condenou os policiais militares Jogicley Oliveira de Souza, Giliarde Braga dos Santos e Marcelo Holanda Ramos, a penas individuais de 8 meses de detenção, por constrangimento ilegal e lesão corporal, durante abordagem de dois homens detidos por conduta suspeita.

A sentença, determinada pelo juiz de Direito titular da unidade judiciária, Alesson Braz, foi publicada no Diário da Justiça eletrônico (DJe), na última quinta-feira, 19, e considerou que as práticas delitivas foram comprovadas durante a instrução do processo, sendo a responsabilização criminal dos autores medida impositiva.

Entenda o caso

A primeira vítima seria um condutor que, ao avistar a blitz, teria estacionado o carro e telefonado para que um parente (segunda vítima) viesse buscá-lo em uma motocicleta, pois os documentos do automóvel estariam, de acordo com os autos do processo criminal, vencidos.

A dupla foi seguida e abordada pelos agentes de segurança, que teriam verificado restrição da motocicleta por furto/roubo. Mesmo explicando que o veículo de fato fora roubado, tendo sido, no entanto, recuperado pela própria Polícia Militar e restituído sem a devida baixa no sistema, o motorista da motocicleta foi jogado ao chão e agredido fisicamente pelos agentes de segurança com socos e um chute no rosto.

Embora sabedores de que a motocicleta era do condutor, que lhes apresentou o documento de propriedade, os PM´s algemaram as vítimas e as conduziram a uma Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuadas por falsa acusação de desobediência.

As agressões causaram edema no rosto e lábios, sangramento nasal, além da quebra de um dente da vítima, o que motivou a denúncia do Ministério Público do Acre (MPAC), em desfavor dos policiais, por abuso de autoridade e ofensa à integridade física de pessoa detida.

Sentença

Ao analisar a representação criminal do MPAC, o juiz de Direito Alesson Braz entendeu que tanto a real ocorrência dos fatos delitivos quanto sua autoria foram devidamente demonstrados nos autos, sendo a condenação dos agentes de segurança medida que se impõe.

O magistrado sentenciante destacou que a atitude dos acusados é, não somente impensável, mas completamente condenável, “uma vez que caberia à polícia repreender os suspeitos dentro dos limites da lei e não da forma como agiu”.

“O policial militar nos dias atuais (…) tem sido preparado de todas as formas para que mantenha o controle e equilíbrio emocional no atendimento de ocorrências; não (se) pode aceitar que um agente estatal, que deve proteger os bens, a vida, a liberdade e a integridade física dos cidadãos, seja um profissional inseguro, indiscreto, impaciente e desrespeitoso.”

Ainda cabe recurso contra a sentença condenatória.

Destaque 3

Inglaterra bate Senegal, confirma favoritismo e avança às quartas da Copa do Mundo

Publicado

em

Por

A Inglaterra está classificada para as quartas de final da Copa do Mundo. Neste domingo (4), a seleção inglesa venceu Senegal por 3 a 0 e carimbou sua vaga na próxima fase do Mundial.

Os ingleses agora terão pela frente a França, que venceu a Polônia neste domingo e também confirmou sua vaga. O confronto está marcado para o próximo sábado (10), no estádio Al Bayt.

O jogo

Senegal começou bem, dificultando a saída de bola da Inglaterra e levando perigo ao gol de Pickford. Mas o equilíbrio durou até os ingleses abrirem o placar.

Aos 38 minutos, Bellingham invadiu a área pela esquerda e rolou para Henderson mandar para o fundo da rede. Os senegaleses sentiram o gol, e os ingleses aproveitaram o momento para ampliar.

Aos 47, Bellingham roubou a bola e acionou Foden, que rapidamente mandou para Kane. O atacante chutou cruzado, sem dar chances de defesa para o goleiro Mendy.

O segundo tempo foi de amplo domínio da Inglaterra, que decretou a vitória por 3 a 0, com Saka. Aos 11, o atacante aproveitou bom passe de Foden e fechou a conta.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS:

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 3

Mbappé brilha, França despacha Polônia de Lewandowski e avança às quartas da Copa

Publicado

em

Por

A França está nas quartas de final da Copa do Mundo. Neste domingo (4), a seleção francesa contou com o brilho de Mbappé para vencer a Polônia por 3 a 1 e confirmar sua vaga na próxima fase do Mundial.

Com o resultado, a França aguarda o vencedor de Inglaterra x Senegal para saber quem será seu adversário na próxima fase da Copa. As duas seleções vão a campo ainda neste domingo.

O jogo

A França foi superior no primeiro tempo, mas se deparou com uma Polônia bem organizada e, por vezes, ofensiva. Tanto que foram os poloneses que tiveram a primeira grande chance do jogo. Aos 37 minutos, Kaminski ficou com a sobra dentro da área e obrigou Varane a salvar em cima da linha.

Mas logo na jogada seguinte Giroud abriu o placar para a seleção francesa. Aos 43, Mbappé recebeu na esquerda e cruzou na medida para o camisa 9 estufar a rede e se isolar como maior artilheiro da história da França.

O segundo tempo teve a mesma tônica da primeira etapa. Os franceses tiveram o controle de jogo e criaram mais oportunidades. Já a Polônia se revezou entre momentos ofensivos e defensivos, já que tinha que precisava buscar o empate, mas não podia deixar a França ampliar.

Quem levou a melhor na disputa tática foi a seleção francesa, que aproveitou os espaços cedidos pela Polônia para marcar o segundo em um contra-ataque mortal. Aos 28, Griezmann deu um chutão para frente e achou Giroud no meio-campo. O atacante dominou e abriu na direita para Dembélé encontrar Mbappé livre do outro lado do campo. O camisa 10 dominou, e mandou uma bomba indefensável da entrada da área.

E ainda teve tempo para Mbappé marcar outro golaço. O craque recebeu Thuram dentro da área, ajeitou rapidamente para o pé direito e bateu colocado. Szczesny ainda a tocou na bola, que parou no ângulo.

Antes de o árbitro decretar o fim do jogo, a Polônia descontou. Com auxílio do VAR, viu toque de mão na bola de Upamecano e marcou pênalti. A princípio, Lloris defendeu a cobrança de Lewandowski, mas o goleiro se adiantou, e o juiz mandou voltar. Na segunda tentativa, o camisa 9 polonês não decepcionou e mandou para o fundo da rede.

VEJA O VÍDEO: 

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 3

Com gol de Messi, Argentina vence a Austrália e avança às quartas da Copa do Mundo

Publicado

em

Por

A Argentina vai enfrentar a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo. Na tarde deste sábado (3), a Albiceleste venceu a Austrália por 2 a 1 e carimbou sua vaga na próxima fase do Mundial.

O duelo entre holandeses e argentinos será disputado na próxima sexta-feira (9). O vencedor do confronto pode entrar no caminho do Brasil em uma eventual disputa de semifinal.

O jogo

A Argentina teve muita dificuldade para encontrar espaço no primeiro tempo. Sem Di María, a Albiceleste concentrou suas jogadas pelo meio-campo, mas parou no compacto bloqueio defensivo australiano. A consequência foi uma partida truncada e de raras chances de gol.

O sucesso do sistema defensivo encorajou a Austrália a atacar e, por um momento, a seleção da Oceania teve o controle da partida. Mas a tentativa de ditar as ações do jogo durou pouco. Aos 34, após boa troca de passes, Messi bateu colocado para abrir o placar.

Com a vantagem, a Argentina teve mais tranquilidade para administrar o jogo no segundo tempo. Já a Austrália conseguiu se complicar. Aos 11 minutos, o goleiro Mat Ryan se atrapalhou na saída de bola e entregou o ouro para Julián Álvarez ampliar.

A vitória da Albiceleste parecia encaminhada, mas um gol de Goodwin, aos 31, colocou fogo no jogo. Os australianos se lançaram ao ataque em busca do gol de empate e quase conseguiram com Behich, aos 35.

A ofensiva da Austrália gerou espaço para a Argentina contragolpear. Aos 42, Lautaro Martínez teve a chance de marcar o terceiro gol, mas isolou. Pouco tempo depois, aos 47, o atacante teve mais uma oportunidade, mas parou em Mat Ryan. O jogo seguiu eletrizante até o apito final, mas sem alterações no placar.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS:

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 3

Holanda vence os Estados Unidos e avança às quartas de final da Copa do Mundo

Publicado

em

Por

A Holanda está classificada às quartas de final da Copa do Mundo. Neste sábado (3), a Laranja venceu por 3 a 1 os Estados Unidos e confirmou sua vaga na próxima fase do Mundial.

Os holandeses agora aguardam o vencedor do duelo entre Argentina e Austrália para saber quem será o seu adversário nas quartas da Copa. As duas seleções se enfrentam ainda neste sábado.

O jogo

Os Estados Unidos tiveram a primeira grande chance do jogo. Logo aos dois minutos, Pulisci saiu na cara do goleiro Noppert, que fez boa defesa e salvou a Holanda de largar atrás.

A Laranja respondeu rápido e com muita eficiência. Aos nove, após jogada iniciada no setor defensivo, Dumfries cruzou rasteiro para Memphis Depay abrir o placar.

Com a vantagem no marcador, a Holanda recuou as linhas e chamou os Estados Unidos para o seu campo defensivo. Os americanos tiveram mais volume de jogo, mas não converteram as chances criadas em gols.

A eficiência holandesa, em contrapartida, falou mais alto novamente. Aos 45, em jogada muito parecida com a do primeiro gol, Dumfries cruzou rasteiro, e Blind ampliou para a Laranja.

A maior parte do segundo tempo teve a mesma tônica da primeira etapa. Com a vantagem confortável no placar, os holandeses mantiveram a defesa compactada e esperaram por um contra-ataque para matar o jogo. Já os americanos foram para cima e buscaram reduzir a diferença.

Aos 30, os Estados Unidos conseguiram descontar. Pulisic cruzou, e Wright desviou para o fundo da rede. Mas a tentativa de reação americana foi interrompida por Dumfries. Aos 35, o lateral-direito recebeu cruzamento na medida de Blind e marcou o gol que decretou a classificação da Holanda às quartas de final.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS:

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.