Vídeo divulgado na internet nesta segunda-feira (15) mostra uma grande movimentação de pescadores em pequenas canoas no município de Boca do Acre, onde o Rio Acre desemboca no Rio Purus, local que anualmente é cenário do fenômeno da piracema do mandi.
A piracema, que é a subida instintiva dos peixes para as cabeceiras dos rios com o fim de se reproduzir, leva centenas de pescadores às águas da região com o intuito de capturar a maior quantidade possível de pescado.
O fenômeno acontece nos meses de junho e julho, mas em agosto ainda é possível testemunhar esse momento que faz parte da tradição e cultura locais, onde o mandi é uma espécie altamente apreciada e de valor econômico.
A passagem da piracema de mandi por Boca do Acre é prenúncio bom para outras cidade acima, tanto do Rio Acre, que passa por Porto Acre, Rio Branco, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, como de outros rios acreanos, como o Iaco, que também é afluente do Purus e que banha o município de Sena Madureira, onde a espécie também é muito festejada.
O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…
A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…
A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…