Conecte-se agora

Mais de 60 mil pessoas são esperadas para a Procissão de Nossa Senhora da Glória

Publicado

em

Sem ser realizada há dois anos por causa da pandemia de Covid-19, a Procissão de Nossa Senhora da Glória, o maior evento religioso do Acre, deve atrair mais de 60 mil pessoas nesta segunda-feira, 15, em Cruzeiro do Sul. O palco para a missa campal e o show do Frei Renan logo depois da Procissão já está montado em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória e várias ruas do Centro estão interditadas. Há barracas de vendas de alimentos e outros itens montadas na região central, frequentadas todas as noites por milhares de pessoas.

A saída da Procissão será às 17h30min,  em frente da Catedral Nossa Senhora da Glória e o percurso deste ano foi ampliado em 500 metros, passando a ser de 3 quilômetros.

Este ano nos 14 altares vivos montados ao longo do percurso as pessoas não estarão vestidas apenas de Nossa Senhora. Haverá a representação de outros santos que são padroeiro dos 12 municípios que compõem a Diocese de Cruzeiro do Sul como São João, São Pedro, Bom Pastor e outros.

Logo depois da Procissão haverá a Missa em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória e em seguida o show do Frei Renan, de Rio Branco.

“Como estamos há dois anos sem a Procissão por causa da pandemia de Covid-19 realmente esperamos um grande público. Neste domingo enfeitamos o Morro da Glória e palco para a missa e o show está pronto. Teremos 17 carros de som para que todos possam ouvir as orações, reflexões e cantos”, relata o bispo Dom Flávio Giovanele.

A coordenadora do Novenário, Lizane Negreiros, conta que toda a logística da Procissão está pronta como a garantia do acompanhamento por parte dos órgãos de trânsito e segurança, ambulância do Serviço Móvel de Urgência- Samu.

Ela avisa que haverá distribuição gratuita de velas para a Procissão. “Graças a Deus nosso Novenário em honra a Nossa Padroeira tem acontecido dentro do planejado. Está tudo pronto para a nossa procissão, que deverá ser um grande evento. A concentração começará às 16:30 horas e a saída às 17h30min”, avisa ela.

Na rede

População celebra aniversário de 118 anos de Cruzeiro do Sul com desfile e música

Publicado

em

No final da tarde desta quarta-feira,28, o desfile cívico-militar que marcou o aniversário de 118 anos de fundação de Cruzeiro do Sul foi prestigiado por um grande público que lotou as arquibancadas no centro da cidade. Cerca de 32 instituições desfilaram na Avenida Rodrigues Alves.

Diana Souza levou os três filhos mais novos para verem o mais velho, que estuda no Colégio Militar, desfilar. “Eles nunca tinham visto e gostaram muito do desfile e das viaturas passando”, destacou.

Do palanque, o governador Gladson Cameli, prefeito Zequinha Lima e várias outras autoridades civis e militares assistiram ao cortejo, que não era realizado há dois anos por causa da pandemia de Covid-19.

“É o primeiro aniversário de Cruzeiro do Sul que estamos comemorando depois da pandemia e é uma grande festa para esse povo acolhedor e trabalhador. A população compareceu, as escolas se mostraram na Avenida e as autoridades estão aqui. E hoje culminando também com o aniversário de Cruzeiro do Sul”, pontuou o prefeito Zequinha Lima.

O governador Gladson Cameli lembrou dos tempos em que desfilava em Cruzeiro do Sul pela Escola São José. “Fiquei feliz de ver o semblante das crianças e dos jovens. Tenho consciência que preparei um Acre melhor para esses jovens e digo que o melhor está por vir. Vamos diminuir o desemprego”, concluiu. O aniversário coincidiu com o Festival da Farinha e a festa foi encerrada com o show da banda Trio Furação.

Continuar lendo

Na rede

Festival da Farinha: multidão e escolha de rei e rainha marcam segundo dia do evento

Publicado

em

A expectativa da organização de atrair de 5 a 8 mil pessoas a cada noite no Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul se confirma. Com dois feriados seguidos e salários pagos antecipadamente por parte do Governo do Estado e prefeitura do município, o público lotou a Praça Orleir Cameli na noite desta terça-feira, 27.

Além dos shows, o público prestigiou a escolha da realeza do evento. Giovana Freire é a Rainha do 5° Festival da Farinha, tendo como rei, Raul Rocha.

Quem vai ao Festival tem a oportunidade de ver a feitura da farinha na estrutura tradicional e na agroindústria, que produz o item agrícola de forma automatizada.

A estudante Andreia Khainder, que faz pesquisa de mestrado na região, diz que o que mais gostou foi de ver a produção da farinha e aproveitou pra comprar também tapioca, feita na hora, biscoitos e o famoso beléu. ” Isso é uma riqueza e poder ver parte dessa cadeia produtiva da mandioca é muito importante. E a gente valoriza ainda mais quem faz e o próprio produto “, conta.

Continuar lendo

Na rede

Carro pega fogo em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

No final da manhã desta terça-feira, 27, um carro pegou fogo na Avenida Copacabana, em Cruzeiro do Sul. A condutora, identificada como Clodomira, não ficou ferida, mas segundo o Corpo de Bombeiros o veículo teve perda total.

A motorista informou que seguia em direção a Secretaria de Saúde quando ouviu um barulho na parte interna do painel do carro e percebeu o fogo. Populares ainda tentaram em vão apagar as chamas.

O aluno oficial do Corpo de Bombeiros,Fabrício Machado, disse que havia grande quantidade de material inflamável no veículo e segundo testemunhas, o fogo começou no painel próximo ao aparelho de som do carro.

” O tempo resposta foi muito bom mas infelizmente as chamas se espalharam muito rápido e a perda foi quase que total. Nós vamos fazer um relatório para ajudar a proprietária, que perdeu seu veículo”, citou.

Veja o vídeo :

play-rounded-fill
Continuar lendo

Na rede

Zequinha abre Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, abriu na noite desta segunda-feira, 26, o 5° Festival da Farinha, que prossegue até quarta-feira, 28, dia de aniversário de 118 anos do município. A expectativa de público a cada noite é de 5 a 8 mil pessoas.

Os produtores e a farinha, afirma o prefeito, são os protagonistas do evento. Na estrutura montada no local, o processo de feitura manual e industrial da farinha é demonstrado para os visitantes, além dos subprodutos, como a goma, tapioca e outros itens.

” O Festival evidencia o trabalho nossos produtores. A farinha de Cruzeiro do Sul não é apenas um produto, é parte de nossa identidade e por isso este é um momento tão importante para nós. É também um momento de celebrar a cultura e a produção regional, de reencontrar amigos e familiares. E com os salários já pagos aos 4 mil servidores e os dois feriados as pessoas vão poder aproveitar “, pontua Zequinha, ressaltando a oportunidade de renda para os empreendedores que estão no evento.

Elisanete Gomes, produtora do Ramal da Mariana conta que sente orgulho de demonstrar como faz a farinha que a população encontra à venda. ” Muita gente conhece a farinha só na embalagem já pronta. Aqui todos podem ver como torramos a farinha e fazemos goma e tapioca “, relata.

Os shows com artistas locais são realizados em dois palcos.

O vice prefeito Henrique Afonso, o secretário de Fazenda do Estado, Amarísio Freitas e o diretor do Sebrae, Ney Santos além de vereadores e secretários participaram da abertura do 5° Festival da Farinha.

Números do Festival da Farinha

•Entre 5 a 8 mil pessoas são esperadas em cada noite do evento

• 150 artistas se apresentarão nos 2 palcos incluindo cantores, músicos, Djs e dançarinos.

• 20 candidatos disputam os títulos de Rei e Rainha do Festival

• 2 Casas de Farinha estão montadas no evento: 1 tradicional e 1 automatizada

• 3 secretarias municipais estão na coordenação do Festival: agricultura e abastecimento, turismo e empreendedorismo, cultura, esporte e lazer

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.