Menu

Pesquisar
Close this search box.

Para evitar interferência no sinal do satélite, 5G só chega a Rio Branco depois das eleições

Fotos: Sérgio Vale/ac24horas.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A implantação do 5G em Rio Branco deve atrasar mais um mês, segundo o Gaispi, o comitê gestor da 5ª geração de internet da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


Assim, a data provável da chegada do 5G na capital do Acre passa a ser 28 de outubro ao invés de 29 de setembro. Questões variadas levaram à decisão: “O Gaispi deliberou, com base em informações logísticas da EAF, recomendar ao Conselho Diretor da Anatel a postergação da disponibilização da faixa de 3,5 GHz para até 28 de outubro nas 15 demais capitais Tal medida se mostra necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Permanece a possibilidade de antecipação, mesmo nessas 15 cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF”, diz o comunicado da Anatel.

Anúncios


Ainda segunda a Agência, quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências -e os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.


“É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404”, pede a Anatel.


O novo prazo abrange as cidades de Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém. Curitiba, Goiânia e Salvador estão desde ontem, 12 de agosto, com o sinal 5G, que começou por Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.


No último dia 5 de agosto, o prefeito Tião Bocalom comemorava por ser Rio Branco a primeira cidade da Amazônia a sancionar a lei do 5G.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido