Conecte-se agora

Estudantes têm até hoje (12) para se inscrever no Fies

Publicado

em

Termina hoje (12) o prazo para as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes interessados em estudar com auxílio do programa precisam se inscrever no site do Fies e aguardar o resultado previsto para ser divulgado no dia 16 de agosto.

Quem for pré-selecionado terá entre os dias 17 e 19 de agosto para complementar a inscrição no site. Quem não for convocado entrará, automaticamente, na lista de espera.

Para participar do Fies os estudantes precisam ter feito alguma edição do Enem entre 2010 e 2021, com média de pelo menos 450 pontos e nota acima de zero na redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa. 

Durante a inscrição, o candidato deve preencher os dados requisitados e informar sua escolha de curso, turno e instituição de ensino, entre as vagas ofertadas pelo programa. 

Cronograma Fies 2022.2 

Inscrições: 9 a 12 de agosto de 2022 

Resultado: 16 de agosto de 2022 

Complementação da inscrição: 17 a 19 de agosto de 2022 

Lista de espera: 22 de agosto a 22 de setembro de de 2022 

Bolsas de estudo para graduação sem financiamento 

O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, disponibiliza bolsas de estudo para cursos EAD e presenciais com até 70% de desconto nas mensalidades para diversos cursos em parceria com milhares de instituições em todo o país. Há bolsas para graduação, pós-graduação, cursos técnicos, de idiomas, educação básica e preparatórios para vestibulares.   

Para conquistar uma bolsa pelo programa não é necessário ter nota do Enem ou comprovar renda. Basta acessar o site e conferir as oportunidades disponíveis na sua região. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Destaque 6

Sindmed-AC convocará médicos para possível retomada da greve

Publicado

em

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) convocará os médicos para uma assembleia geral extraordinária (AGE), no dia 3 de outubro, com o objetivo de reavaliar a retomada da greve. O motivo é a falta de cumprimento dos últimos acordos firmados com o governo de Gladson Cameli.

A mobilização está sendo pedida pela própria classe que está revoltada com as péssimas condições de trabalho e com a falta de pagamento de gratificações que representam a valorização da categoria que enfrentou a pandemia do coronavírus.

“Pela segunda vez, o governador descumpriu com os acordos, demonstrando que não deseja humanizar a saúde, punindo os médicos que deram suas vidas durante esta pandemia, enquanto ajudavam a salvar vidas”, afirmou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.

Depois da equipe técnica ter acenado para a retomada das negociações, no primeiro semestre deste ano, a classe deu mais um voto de confiança e suspendeu a greve, mas não encerrou o movimento aguardando os resultados das negociações.

“Em virtude de todos protocolos legais, que prevê prazo para divulgação da assembleia, a data da convocação ficou para o dia 3. Importante salientarmos que a possibilidade da retomada da greve não está relacionada ao período eleitoral e sim às negociações que se arrastam desde 2021, e Gladson Cameli vem tratando com desdém os acordos celebrados. Ele poderia ter encerrado o movimento cumprindo tudo que ele prometeu, mas preferiu nos enganar e nos ignorar”, protestou o vice-presidente do Sindicato, Rodrigo Prado.

A assembleia avaliará a retomada e o formato do movimento paredista.

Continuar lendo

Cotidiano

“Despacho” encontrado próximo ao Palácio é oferenda a Cosme e Damião, diz religioso

Publicado

em

Célio de Logun, presidente pai da Federação de Religiões de Matriz Africana do Acre – FEREMACRE, disse ele nota nesta quinta-feira, 29, que o despacho encontrado próximo ao Palácio Rio Branco se trata de um presente ofertado aos Ibejis, que na religião Católica são Cosme e Damião.

A federação destacou que na última terça-feira, 27, haviam sido encontrados elementos de uma oferenda na Praça do Palácio de Rio Branco, porém, nada tem haver com o período eleitoral. “É uma oferenda encontrada na praça próxima ao Palácio Rio Branco, se trata de um é um presente ofertado aos Ibejis, que na religião Católica são Cosme e Damião, cultuados em nossa religião e, para esses gêmeos, entregamos doces, pedindo saúde e longevidade conforme a nossa crença.

O pai Célio destacou ainda que como qualquer outra religião, eles são livres para manifestar sua fé. “Temos direito a expressar nossa fé em locais públicos, cumprindo nossos rituais de forma respeitosa, conforme nos garante a Constituição brasileira. Portanto, esse ato religioso de oferendar não tem cunho político ou tem a finalidade de prejudicar a qualquer pessoa”, declarou.

Continuar lendo

Destaque 4

Protesto de greve de fome chega ao fim em presídios e IAPEN anuncia retorno das visitas

Publicado

em

Após três dias, o movimento de greve de fome iniciado por parte dos detentos dos presídios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira chegou ao fim nesta quinta-feira, 29. Os detentos reivindicavam melhorias na alimentação, menos burocracia para as visitas e melhoria no atendimento de saúde.

Nos últimos dias, familiares de detentos fizeram protestos no centro da cidade, bloqueando o trânsito nos horários de pico.

Com o fim do movimento, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informaram que as visitas retornarão de acordo com o cronograma já estabelecido e que parte das reivindicações dos detentos está sendo atendida.

Continuar lendo

Acre

Petecão garante restabelecer PCCR durante encontro do SINTEAC

Publicado

em

O candidato a governador do Acre, Sérgio Petecão (PSD), se reuniu na manhã desta quinta-feira, 29, com a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre – SINTEAC, para falar sobre as propostas de governo dele para a categoria.

A reunião atendeu um convite do próprio Sindicato, que também chamou outros candidatos para conversar sobre o tema. Segundo a presidente em exercício do SINTEAC, Vânia Líbio, “foi um momento ímpar, estamos apresentando ao candidato uma carta compromisso com as reivindicações dos trabalhadores, esperamos que seja bem recebida”.

Entre as reivindicações contidas no documento, está a revogação de mudanças feitas pelo atual governo no plano de cargos e carreira dos trabalhadores, que têm sido amplamente contestadas por professores e pessoal de apoio.

Nesse sentido, Petecão afirmou que “eu quero sentar com o sindicato e tomar as decisões junto com a classe. A nossa prioridade é restabelecer o plano de cargos e carreira do servidor, porque existe uma insatisfação generalizada. Esses trabalhadores se sentiram traídos por este governo”, declara o candidato.

O Sinteac é o maior sindicato de trabalhadores do serviço público do Acre, agregando professores, funcionários e pessoal de apoio da área de Educação, tendo se notabilizado por liderar greves contra o atual governo em defesa dos interesses da classe.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.