Menu

A campanha vai começar dia 16, a partir daí, quem não tiver café no bule fica no caminho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

IMAGINE um time de futebol fazendo uma pré-temporada, se preparando para o início do campeonato. Guarda similaridade com o que acontece na política, na pré-campanha. É aquela do treino, é treino, e jogo é jogo. Joguem na lata do lixo as pesquisas divulgadas até o momento. Valem uma nota de 300 reais. 


O que vai valer mesmo é a campanha que se inicia no próximo dia 16, quando os candidatos poderão colocar as suas candidaturas nas ruas. Grande parte da população só vai conhecer de fato quem é candidato durante a campanha. A maioria da população só vai tomar uma decisão em quem votar para governador ou senador quando começar a visibilidade das carreatas, dos arrastões nos bairros, o corpo a corpo, o horário eleitoral, que podem mudar por completo qualquer favoritismo que seja. É na campanha que será formatada a preferência do eleitorado. É o momento em que, quando o candidato cai na simpatia do povão, não tem nada que segure a onda. 


Ser candidato do poder nem sempre significa que o ungido se elegerá. São dezenas e dezenas os exemplos de candidatos do poder que começaram na dianteira e perderam a eleição para os chamados azarões. Prudência, senhores candidatos! O eleitor ainda não falou. E que venha a campanha das ruas, que venha a alegria popular, que venha o bom debate. E sem violência. O resto é com a sua majestade, o eleitor. Abram-se as portas para a festa da democracia. 


QUINTA COLUNA


O CANDIDATO a deputado federal Sérgio Barros (PSDB) descobriu haver direcionamento de dirigentes tucanos, para privilegiar uma das candidaturas da chapa para deputado federal, e se encontra descontente. Foi o que soube. Se retirar sua candidatura, o PSDB, que com chapa completa esta difícil de eleger um, com a sua saída aí é que o sonho da Câmara Federal fica longe.


BEIRUTE ELEGÍVEL


A DIVULGAÇÃO da lista de condenações no Tribunal de Contas da União, não impede o médico Carlos Beirute de ser candidato ao Senado, caso assim entenda. Foi uma condenação por improbidade culposa, de um fato acontecido há 22 anos, quando foi secretário da PMRB.


PARECER JURÍDICO


LÍ ontem um parecer jurídico sobre o caso específico, que deixa bem claro que, Beirute não se encontra inelegível por conta do fato. Só não será candidato se não quiser. O resto fica por conta das famosas ilações.


NÃO MUDA NADA


DAQUI até a eleição deve sair a relação dos candidatos que foram condenados pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE. Funciona só como didática, juridicamente, não tem força de impedir uma candidatura de um condenado só nesse colegiado. E, segue o jogo.


PRESENÇA CERTA


CANDIDATOS a governador deverão estar em peso presentes na procissão de Nossa Senhora da Glória, padroeira de Cruzeiro do Sul, a acontecer na próxima semana na cidade do Juruá. Todos pedindo benção para a eleição. Mas, como só há uma vaga em disputa, é possível que Nossa Senhora fique neutra nessa briga.


VOLTOU PARA POLÍTICA


O EX-PREFEITO de TARAUACÁ, médico Rodrigo Damasceno, saiu da aposentadoria política e será candidato a deputado federal, pelo PODEMOS. É um médico querido em Tarauacá, só que é um reduto pequeno e disputado.  Terá de buscar votos fora.


PONTO POSITIVO


A ESCOLHA da jornalista Andréia Oliveira para ser a assessora de comunicação da campanha do PT e da federação formada pelo PT-PV-PCdoB, foi um ponto positivo da aliança dos partidos de esquerda. É uma profissional extremamente competente em assessoria.


DIFÍCIL MEDIR


É AINDA difícil de medir que candidatos a senador e a governador devem polarizar na disputa. Isso só vai se configurar, na medida que a campanha avançar nas ruas. E, a campanha começa no próximo dia 16.


PP FECHADO


COM a ajuda do governador Gladson Cameli, o PP fechou questão em torno do apoio da candidatura do ex-deputado Ney Amorim (PODEMOS) para senador.


BARREIRA A SER SUPERADA


O Jorge Viana (PT), foi um bom prefeito e um bom governador. Até aí, Inês é Morta. A dúvida é saber se ainda está latente nesta eleição, a rejeição que tirou o PT do poder em 2018 e deu votação pífia para a PMRB. 


MUITO FORTE


SERÁ muito difícil bater o deputado Jenilson Leite (PSB)  para o Senado, em três municípios: Tarauacá, Feijó e Jordão. Sempre foi bem votado na região a deputado.


LOUVE-SE A CORAGEM


O PSOL e o AGIR terão candidatos próprios ao governo e para senador. Louve-se a coragem dos dois partidos de enfrentar adversários financeiramente poderosos e com bom tempo de televisão. Quem vive de ser puxadinho de partido grande nas eleições, não consegue crescer.


CHUMBO TROCADO NÃO DÓI


O CANDIDATO ao Senado, Alan Rick (União Brasil), não vai pedir votos para o candidato ao governo do seu partido, o senador Márcio Bittar (União Brasil) e vice versa o Bittar para ele ao Senado. Alan pedirá votos para o Gladson, seja convidado ou não para o seu palanque. E Bittar para a Márcia Bittar (PL) ao Senado. Chumbo trocado não dói.


VIDA INTELIGENTE


NÃO divulgo nome de candidato a deputado sem qualificação para exercer um mandato. Será eleito para fazer leis, e para isso tem que ter preparo. Vejo como bom nome para deputado pelo PT, o Marcelo Macedo.


VAI DOER NO BOLSO


QUEM divulgar pesquisa sem registro na justiça eleitoral; fazer enquetes fajutas, se prepare para pegar uma multa salgada. O TRE-AC estará de olho nas fakes. 


DEVE EMPLACAR A DUPLA


O PREFEITO de Sena Madureira, Mazinho Serafim, deve emplacar a mulher Meire Serafim (União Brasil) para deputada federal; e o ex-vice-prefeito Gilberto Lira (União Brasil), a deputado estadual. Mazinho tem cacife. 


PODE SAIR DESCOLADO


O DEPUTADO Jenilson Leite (PSB) disse ontem ao BLOG que ainda não decidiu se disputará o Senado em carreira solo, ou apoiará um candidato a governador. Há tendência de fazer a campanha descolada do governo.


MELHOROU MUITO


UMA GESTÃO é medida na população pelo número de críticas. As críticas à gestão do prefeito Bocalom diminuíram muito com suas ações ostensivas na cidade.


APOIO FECHADO


PARA governador, Bocalom vai apoiar a candidatura do senador Petecão (PSD); e para senadora a professora Márcia Bittar (PL). Neste novo momento, o velho Boca pode arrumar votos para quem apoiar na eleição.


VOTO QUALITATIVO


O EMPRESÁRIO Badate é um petista dos tempos que, todos se escondiam com medo de aparecer como apoiador do PT. Nesta eleição vai de Jorge Viana (PT) para governador e Flaviano Melo (MDB) a deputado federal. Flaviano está eufórico pela qualidade do apoio.


NÃO DISCUTO RELIGIÃO


Não entro em discussão, quando o debate entra no campo religioso. Criticar a religião alheia por conta da política, mostra uma podridão de ideias e fanatismo.


CAMPO ABERTO


ALIADOS do candidato ao Senado pelo PODEMOS, Ney Amorim, revelaram ontem ao BLOG que, nunca o viram tão entusiasmado com o campo da disputa aberto, e trabalhando como se essa fosse a sua primeira eleição.


CHAMADA GERAL


A FONTE é segura. O secretariado do Gladson está sendo chamado para escutar do núcleo duro do governo que, o candidato do grupo palaciano é o Ney Amorim (PODEMOS). A comunicação tem o aval do Gladson.  


FRASE MARCANTE


“Somos do tamanho dos nossos pensamentos”. Frase do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.