Categories: Acre 01 Notícias Política

Reunião no TRE: Mais de mil homens devem fazer a segurança das eleições 2022 no Acre

Published by
Saimo Martins
[elementor-template id="1541731"]

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, Desembargador Francisco Djalma, esteve reunido na manhã desta terça-feira, 9, com representantes das entidades da segurança pública para tratar sobre o Plano Tático e Operacional de Segurança para as Eleições 2022.


Acerca do efetivo necessário para o pleito no Acre, o coronel Dantas, membro da segurança pública do Estado do Acre, disse que uma eleição sem a parceria com o exército é dificílima. Segundo ele, a expectativa é que cerca de mil homens façam a segurança no dia 2 de outubro. “A Sejusp vai fazer um plano de ação onde vamos pontuar realmente a utilização necessária desse efetivo”, detalhou.


De acordo com o presidente do TRE-AC, Francisco Djalma, é sempre bom relembrar que as eleições deste ano começam às 6h da manhã e se encerram às 15h – horário Acre. No entanto, ele destacou que o encontro serviu para o fechamento das estratégias de segurança do pleito. “Iremos fazer um encaminhamento ao Tribunal Superior Eleitoral solicitando a presença do exército nas eleições para dar maior segurança”, declarou.

Anúncios


Ainda no ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu unificar o horário de início e encerramento da votação em todo país nas eleições de 2022. Por conta do fuso, a votação no Acre, que antes começava às 8h e terminava às 17h, agora vai começar às 6h e terminar às 15h.


Djalma alertou ainda que neste momento a atenção das autoridades policiais estão voltadas para eventuais práticas criminosas. “É preciso que todos fiquem atentos”, comentou.


O representante do Ministério da Defesa, coronel Athos, contou que durante o encontro os juízes eleitorais realizaram demandas que serão encaminhadas ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral. “Ao analisar eles vão enviar ao Ministério da Defesa e aí vamos enviar aos estados a segurança para o dia das eleições, apuração e apoio logístico para transportar pessoas e urnas”, argumentou.


Participaram do encontro, membros do Exército, Polícia Federal, Polícia Militar, Sejusp, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Ministério Público Eleitoral e Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC).


O estado registrou o maior cadastro eleitoral da história. De acordo com os dados, estão aptos a votar nas eleições deste ano 588.433 eleitores, enquanto que em 2020 esse número era de 561.261. São 27.172 eleitores a mais que na eleição anterior.


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

Dois novos geoglifos são encontrados na área da Reserva Extrativista Chico Mendes

A partir de um relato feito por um morador da Reserva Extrativista Chico Mendes, uma…

27/07/2024

Até tu, Brutus!

O anúncio do Republicanos decidir por seguir Marcus Alexandre [MDB] rumo à prefeitura de Rio…

27/07/2024

G20: ministros das Finanças se comprometem com equilíbrio fiscal

Os ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20 divulgaram comunicado conjunto, nesta…

26/07/2024

Ministério da Agricultura confirma fim de foco de Newcastle no RS

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) comunicou a Organização Mundial de Saúde Animal sobre…

26/07/2024

Nova plataforma brasileira permite rastrear a reutilização de plástico

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico…

26/07/2024

“O povo quer mudança”, diz Marcus Alexandre diante de 10 mil pessoas ao ser homologado candidato a prefeito

Com cartazes e bandeiras, uma grande multidão prestigiou a homologação da candidatura de Marcus Alexandre…

26/07/2024