Categories: Acre 01 Notícias Política

Reunião no TRE: Mais de mil homens devem fazer a segurança das eleições 2022 no Acre

Por
Saimo Martins

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, Desembargador Francisco Djalma, esteve reunido na manhã desta terça-feira, 9, com representantes das entidades da segurança pública para tratar sobre o Plano Tático e Operacional de Segurança para as Eleições 2022.


Acerca do efetivo necessário para o pleito no Acre, o coronel Dantas, membro da segurança pública do Estado do Acre, disse que uma eleição sem a parceria com o exército é dificílima. Segundo ele, a expectativa é que cerca de mil homens façam a segurança no dia 2 de outubro. “A Sejusp vai fazer um plano de ação onde vamos pontuar realmente a utilização necessária desse efetivo”, detalhou.


De acordo com o presidente do TRE-AC, Francisco Djalma, é sempre bom relembrar que as eleições deste ano começam às 6h da manhã e se encerram às 15h – horário Acre. No entanto, ele destacou que o encontro serviu para o fechamento das estratégias de segurança do pleito. “Iremos fazer um encaminhamento ao Tribunal Superior Eleitoral solicitando a presença do exército nas eleições para dar maior segurança”, declarou.


Ainda no ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu unificar o horário de início e encerramento da votação em todo país nas eleições de 2022. Por conta do fuso, a votação no Acre, que antes começava às 8h e terminava às 17h, agora vai começar às 6h e terminar às 15h.


Djalma alertou ainda que neste momento a atenção das autoridades policiais estão voltadas para eventuais práticas criminosas. “É preciso que todos fiquem atentos”, comentou.


O representante do Ministério da Defesa, coronel Athos, contou que durante o encontro os juízes eleitorais realizaram demandas que serão encaminhadas ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral. “Ao analisar eles vão enviar ao Ministério da Defesa e aí vamos enviar aos estados a segurança para o dia das eleições, apuração e apoio logístico para transportar pessoas e urnas”, argumentou.


Participaram do encontro, membros do Exército, Polícia Federal, Polícia Militar, Sejusp, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Ministério Público Eleitoral e Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC).


O estado registrou o maior cadastro eleitoral da história. De acordo com os dados, estão aptos a votar nas eleições deste ano 588.433 eleitores, enquanto que em 2020 esse número era de 561.261. São 27.172 eleitores a mais que na eleição anterior.


Share
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

  • Acre

Homem é agredido a pauladas em “disciplina” de faccionados

Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…

25/11/2024
  • Blog do Crica
  • Editorial

Lição de Democracia

Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…

25/11/2024
  • Destaque 2

Hemorroida: doença é frequente no Acre e tabus atrapalham tratamento

O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…

25/11/2024
  • Juruá

Chuvas se intensificam em Cruzeiro do Sul, mas Rio Juruá segue em baixa

Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…

25/11/2024
  • Acre

Morre o professor Constantino Sarkis, aos 90 anos, em Rio Branco

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…

25/11/2024
  • Destaque 1

Colônia dos Pescadores é entregue revitalizada e beneficiará mais de mil pescadores do Acre

O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…

25/11/2024