Menu

Caldeirada de mandi ao invés do Senado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“NÃO TEM ESTA CONVERSA de candidato ao Senado, prefiro a caldeirada de mandi e pirarucu que estou comendo”. Com esta ironia, o deputado federal Flaviano Melo (MDB),  respondeu a pergunta feita pelo BLOG no último sábado, e se encampava o movimento no MDB de torná-lo candidato a senador em substituição à candidatura da Márcia Bittar (PL). 


Da Chácara das Araras, onde mora, Flaviano disse que desautorizava qualquer movimento neste sentido, porque já definiu que disputará a sua última eleição por mais um mandato para a Câmara Federal. 


O ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (MDB), também falou ao BLOG que a chapa do MDB será formada por Mara Rocha ao governo; Fernando Zamora (PRTB) como vice; e Márcia Bittar (PL) para senadora, numa coligação formada pelo MDB-REPUBLICANOS-PL-PRTB. 


“No MDB, o que a Executiva decide está decidido. O MDB precisa fazer alianças para tentar chegar ao poder, do qual há muitos anos estamos afastados. Não terá virada de mesa”, destacou Vagner.


MOVIMENTO EM CURSO


HÁ um movimento em curso junto ao grupo palaciano, para chamar o deputado federal Alan Rick (União Brasil) esta semana e tentar lhe convencer a não disputar o Senado, formando uma unidade em torno da candidatura do ex-deputado Ney Amorim (PODEMOS).


TEMOR PALACIANO


HÁ um temor palaciano que a manutenção da candidatura do deputado federal Alan Rick (União Brasil) ao Senado, poderá favorecer um candidato da oposição, pela divisão de votos com Ney Amorim (PODEMOS), por disputarem votos do mesmo segmento do poder.


PERGUNTA QUE NÃO CALA


A PERGUNTA que mais ouvi depois das convenções regionais, foi a seguinte: “O que levou o Gladson a escolher a Mailza como vice de sua chapa, com quem vinha travando um confronto desde a eleição para a PMRB?”. Não sei, não tenho a menor ideia do motivo.


DANÇOU DE TAMANCO


O PSDB perdeu a disputa pela indicação do primeiro suplente do candidato ao Senado, Ney Amorim (PODEMOS). Num acordo com o PDT, o governador Gladson chancelou a indicação do Rennam Biths para ocupar a suplência. Havia um acordo prévio, quebrado, que o PSDB indicaria este nome. Dançou de tamanco.


PUXADORES DE VOTOS


JÉSSICA SALES, Flaviano Melo, Raphael Bastos e Major Rocha serão os puxadores de votos na chapa do MDB para a Câmara Federal. Na contabilidade do partido está eleger dois deputados federais.


FALOU A COERÊNCIA


O DEPUTADO Luiz Gonzaga (PSDB) foi mantido candidato a deputado na chapa do PSDB. Não fazia nem sentido o veto que a direção queria opor ao seu nome.


O CHORAMINGO ESTÁ GRANDE


ONDE se anda se esbarra no choramingo de candidatos a deputado federal e estadual, já desiludidos que não vão receber os milhões prometidos às suas candidaturas.


LEVA UMA VANTAGEM


TER memória eleitoral em todo estado. Este é um grande trunfo do candidato ao Senado, Ney Amorim (PODEMOS), que como candidato a senador na última eleição ficou conhecido em todos os municípios pela campanha ao Senado, de onde saiu com 115 mil votos.


NEM ENTRE OS MAIS FERRENHOS


NEM entre os mais ferrenhos e otimistas aliados de candidatos ao governo, depois do novo cenário de candidaturas, acredita ainda que, a eleição pode ser decidida no primeiro turno. Antes da entrada no jogo do Jorge Viana (PT) e do Márcio Bittar (União Brasil) o segundo turno não era certo. Deu uma guinada geral.


OLHOS PARA O MINORU


FALANDO ontem com um velho militante do PSDB, este bisou um comentário que, eu já tinha feito neste espaço de que, ou o Minoru Kinpara (PSDB) tem uma votação explosiva, ou partido não elege ninguém. É isso mesmo.


NÃO ME LEMBRO


Jenilson Leite (PSB), Ney Amorim (PODEMOS), Nazaré Araújo (PT), Vanda Milani (PROS), Márcia Bittar (PL), Dimas Sandas (AGIR), Alan Rick (União Brasil) e Sandeson Moura (PSOL). Não me lembro de uma eleição no estado que tenha tido tantos candidatos a senadores.


É BOM PARA A DEMOCRACIA


O MELHOR de tudo no cenário não é este grande número de candidatos, mas olhar para o currículo de cada um é ver que todos têm uma boa qualificação, o que deixa ao eleitor as mais variadas opções para o Senado.


AGUARDAR AS PESQUISAS


DIA 16 começa a campanha nas ruas. Pesquisa não elege ninguém, mas os números dos institutos que vierem depois do fim do mês, já darão um norte da disputa.


NÃO MUDA NADA


PARA o senador Sérgio Petecão (PSD) a entrada em cena das candidaturas do Márcio Bittar (União Brasil) e do Jorge Viana (PT), não mudam nada em relação à sua candidatura ao governo. “Minha conversa é com o povo”, diz um otimista Petecão.


BALANÇADA GERAL


A VOLTA da Jéssica Sales (MDB) para a disputa de mais um mandato de deputada federal, deu uma sacudida geral na campanha no Juruá. Não há muito dúvida de que, ele deverá ser a mais votada naquela região.


CONTINUA OTIMISTA


MESMO com as defecções de aliados da eleição de 2O18, com a entrada de última hora de duas candidaturas fortes, ainda assim o Gladson continua otimista de que pode se reeleger já no primeiro turno.


GUARDEM VAGAS


NÃO FAÇAM previsões de quem vai se eleger deputado estadual só na relação dos candidatos de partidos grandes, tem partido pequeno que conseguiu formar chapas que podem eleger um parlamentar.


JOGAR DINHEIRO PELA JANELA


Todo ano o governo gasta uma fortuna para recuperar os imóveis da EXPOACRE, que como são abandonados, sem vigilância, são detonados. É jogar dinheiro pela janela. Deveria ser feito um projeto envolvendo a ACISA e os empresários, para a manutenção de vigilância permanente no local. E movimentar o ano todo com outras atividades diversas. O Gladson devia se debruçar sobre isso.


É UMA INTERROGAÇÃO


A candidatura Nazaré Araújo (PT) para o Senado só poderá ter o seu potencial medido após ir para o ar a propaganda eleitoral, que a colocará em exposição.


DEVE TER SIDO PESQUISA


COM CERTEZA, não foi apenas pela pressão dos aliados que resolveu sair de última hora para o governo, o Jorge Viana deve ter pesquisas qualitativas que o colocam no páreo com chance.


FRASE MARCANTE


“Viúva om dinheiro é sempre noiva.” Ditado brasileiro. 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.