PT pode lançar Jorge Viana ao governo, Marcus como vice e Nazaré como candidata ao senado

A Federação, grupo composto pelo PT, PCdoB e PV se articula para lançar uma chapa puro sangue com Jorge Viana ao governo, Marcus Alexandre como vice e Nazaré Araújo ao senado federal nas eleições de 2022. A nova manobra, poucas horas antes das convenções, ocorre devido mudanças no tabuleiro da composição de chapas, onde o senador licenciado Márcio Bittar (UB), se lançou candidato ao governo e o deputado federal licenciado Alan Rick (UB), ao senado, porém com autorização da executiva Nacional para pedir voto para a reeleição do governador Gladson Cameli.
Na tarde desta sexta-feira, 5, a Federação realiza uma vídeoconferência com as forças políticas de Brasília visando . entendimento nacional. A deputada federal Perpétua Almeida chegou a ser convidada para ser candidata ao senado, mas acabou recuando para tentar garantir mais uma cadeira ao PCdoB na Câmara.
Apesar do PSB está fechado com Lula no cenário nacional, o PT resolveu descartar de vez o deputado Jenilson Leite (PSB), que resolveu, a revelia, se lançar cândidato ao senado.
Um vídeo onde aparece Jorge e Marcus começou a circular nas redes sociais nesta tarde. Na película, Viana manda um recado enigmático. “Não vamos deixar eles destruírem tudo o que construirmos”, disse.
A convenção do PT marcada para às 17:30 deve reunir lideranças de todo o Acre e contar com uma pronunciamento do candidato a presidente Lula.
Veja o vídeo:

Publicada nesta sexta-feira (12) a pesquisa “Ameaça e Pressão de Desmatamento em Áreas Protegidas”, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) reafirma que a Reserva Extrativista Chico Mendes, que abrange vários municípios do Acre, é a 2ª unidade de conservação mais ameaçada e a 3ª mais pressionada pelo desmatamento no País.
Essa condição, que leva a resex ficar entre as mais ameaçadas, vem já há alguns anos e parece piorar a cada temporada de desmate e queima. A líder do ranking das 10 áreas mais pressionadas do Brasil é a APA Triunfo do Xingu, no Pará.
Nesta última edição, o levantamento do Imazon mostrou que além da Resex Chico Mendes, outra reserva, a do Alto Juruá, além do Parque Nacional da Serra do Divisor, as Florestas do Mogno, Gregório e Antimary são unidades que estão seriamente em perigo.
O Sistema de Alerta de Desmate (SAD) do Imazon informa que de abril a junho de 2022 foi detectado um total de 4.102 km² de desmatamento na Amazônia. O cruzamento dos dados do SAD com a grade de células de 10 km x 10 km revelou que das 2.293 células que tiveram ocorrência de desmatamento, 1.523 (66%) indicam ´ameaça´ e 770 (34%) “pressão” em APs. O número de células com ocorrência de desmatamento de abril a junho de 2022 é 20% menor em comparação com abril a junho de 2021. Isso ocorre porque apesar da área desmatada ser maior no período atual, o número de alertas é menor quando comparada com o período anterior.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas) e a prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia (PDT), decidiram manifestar apoio público à candidatura da professora Márcia Bittar (PL) ao senado da República.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Bocalom – que antes iria apoiar a senadora Mailza Gomes em sua reeleição – disse que Márcia é sua candidata e disse ainda que ela conta com o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro. “Tenho certeza que você nos ajudará muito em Brasília”, comentou.
Já Maria Lucinéia – prefeita de Tarauacá, argumentou que Bittar representa a força da mulher. “Que Deus te dê forças nessa caminhada, mas como Josué, seja forte, corajosa”, declarou.


Até a manhã desta sexta-feira (12), apenas Jorge Viana, candidato do PT ao Palácio Rio Branco, não havia apresentado plano de governo junto à Justiça Eleitoral, algo que contraria os tempos em que o partido se vangloriava de ser signatário de planos arrojados. Na noite de quinta-feira, 11, o comando da campanha de JV, a Federação Brasil da Esperança, se pronunciou afirmando que o documento está em fase de elaboração e que o prazo para envio do documento à Justiça Eleitoral é até 15 de agosto.
“Os partidos que compõem esta aliança asseguram que o Plano de Governo do Jorge Viana e Marcus Alexandre tem o compromisso de apresentar propostas para fazer mais e melhor pelo povo do Acre”, diz a FBE.
Os demais candidatos ao governo, seis no total, mostraram à Justiça Eleitoral programas que em essência buscam o desenvolvimento do Acre.
David Hall (Agir) surge com o programa “50 anos em 8”, sugerindo acreditar numa possível reeleição para concretizar o plano (já que o mandato é de quatro anos) e que nesta versão traz o pensamento de Raul Seixas para o enfrentamento às questões que o Acre precisa: “sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade”.
De seu lado, Gladson Cameli (PP) tenta a reeleição apostando no planejamento estratégico com o plano “Compromissos de Governo”; Mara Rocha (MDB) institui o “Estado Necessário” em seu programa; e Marcio Bittar (União Brasil) surge com o “Programa de Governo 2023-2026: Ordem, Progresso e Competência Para Fazer”. Já Sergio Petecão (PSD) traz o programa “Com a Força do Povo” e Nilson Euclides, do Psol, registrou o plano “Acre: Participação, Transparência e Desenvolvimento”.

A sargento da Polícia Militar do Acre Alda Radine, de 42 anos, conhecida por ser uma das protagonistas do “trisal acreano”, que ganhou notoriedade após ter a rotina compartilhada nas redes sociais, resolveu colocar a popularidade na internet à prova se candidatando a uma vaga na Câmara Federal.
A esposa do também sargento Erisson Nery, que está preso desde novembro de 2021 pela tentativa de homicídio contra o estudante Flávio Endres, em Epitaciolândia, registrou a sua candidatura na Justiça Eleitoral pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que disputará as eleições deste ano isoladamente.
Esta, no entanto, não será a primeira tentativa de Alda Radine de conseguir um cargo eletivo. Nas eleições municipais de 2020, ela foi candidata a vereadora no município de Brasiléia, pela sigla Democracia Cristã (DC), não conseguindo se eleger, obtendo apenas 30 votos.
A corrida de Radine pela vaga na Câmara Federal vai coincidir com a fase decisiva das ações penais que o marido responde na Justiça acreana. Neste mês de agosto, Erisson Nery será submetido a duas audiências de instrução de julgamento, uma na comarca de Epitaciolândia e outra na de Rio Branco.
Uma das audiências é relacionada ao caso do estudante Flávio Endres, baleado quatro vezes por Nery em uma festa realizada em uma dos bares mais movimentados da cidade fronteiriça. A segunda é referente à acusação que o militar responde pela morte do adolescente Fernando de Jesus, ocorrida em 2017.
-
Cotidiano
Briga generalizada marca encerramento das festividade da Expoacre 2022
-
VEM FRIO AÍ
Friale prevê nova onda de frio polar no Acre e temperatura deve cair
-
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Mais de 150 Carteiras de Identidade foram emitidas na Expoacre 2022, afirma instituto
-
Destaque 6
Aprovada idade mínima de 21 anos para laqueadura
-
VEJA O EDITAL
Detran anuncia leilão virtual com 119 veículos para o dia 23 de agosto, em Rio Branco
-
A CASA CAIU
PF apreende nota de R$ 420 com estampa de bicho-preguiça e maconha no Acre
-
SEGURA, PEÃO
Abimael Lima, de Senador Guiomard, é o campeão do Rodeio
-
Acre 01
Vídeo mostra casa em construção desabando em Rio Branco; cachorro morre soterrado