Menu

Mistérios, confrontos, tudo acaba hoje: último dia de convenções para registro de chapas 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

CLIMA belicoso, de reviravoltas, mistérios, que marcaram até aqui as disputas partidárias acabam hoje, último dia para registros de chapas dos partidos para a eleição deste ano. PP, PT, até ontem não tinham definido as suas chapas majoritárias completas. Até o dia 15 é o prazo para regularização dos candidatos na justiça eleitoral. Depois desta data começa a campanha oficial com a briga pelos votos nos bairros.


 Esqueçam tudo o que aconteceu até hoje, a campanha é que vai marcar, dar o tom, sobre que candidatura vai crescer e que candidatura vai desabar. Daqui em diante não é mais treino, mas o jogo para valer. E, vamos ao jogo.


ATÉ UM RÁBULA SABIA


NÃO PRECISAVA ser advogado formado, até o rábula da esquina sabia que a justiça manteria a dissolução da executiva regional do União Brasil. Executiva provisória se modifica a hora que a direção nacional entender.


ERRO ESTRATÉGICO


O DEPUTADO FEDERAL Alan Rick (União Brasil) cometeu um grande erro estratégico ao calcular mal pular de uma candidatura ascendente para senador, para uma imprevisível vaga de vice na chapa do Gladson Cameli.


CORRER ATRÁS


COMO não emplacou a vice na chapa do Cameli, Alan Rick (União Brasil) tem que refazer todos os caminhos para a retomada da sua candidatura ao Senado.


PARA TODOS OS GOSTOS


Mailza Gomes (PP), Alan Rick (União Brasil), Márcia Bittar (PL), Dimas Sandas (AGIR), Vanda Milani (PROS), Sanderson Moura (PSOL), Jorge Viana (PT) e possivelmente Ney Amorim (PODEMOS), são os nomes postos até aqui para a disputa da única vaga do Senado.


NOME GUARDADO


SONDADOS para disputar o governo pelo PT, Anibal Diniz não aceitou; e Sibá Machado teve reações na família. Até esta manhã não se conhece o nome do PT.


TAMBÉM NO MISTÉRIO


ATÉ a noite de ontem, quando fiz uma última checagem, o governador Gladson Cameli (PP) não tinha batido o martelo em torno do nome a ser o vice da sua chapa.


TODA LIBERDADE


OS PARTIDOS que estarão na coligação que apoiará a reeleição do governador Gladson, lhe deram toda liberdade para escolher o nome do vice que entender.


DECIDE HOJE


O PRESIDENTE do PODEMOS, Ney Amorim, decide nesta manhã se aceitará o convite do governador Gladson, para ser o candidato ao Senado do grupo palaciano.


REVANCHE POLÍTICO


CASO Ney Amorim (PODEMOS) aceite ser candidato ao Senado, será uma revanche dura da disputa de 2018, que teve contra o então senador Jorge Viana (PT).


FAVORECE O SEGUNDO TURNO


O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil), mantendo a decisão de ser candidato ao governo na convenção de hoje, favorece em tese a disputa ir ao segundo turno.


PURO-SANGUE


A CHAPA Mara Rocha (MDB) a governadora, Fernando Zamora (PRTB) de vice, e a Márcia Bittar (PL) de candidata ao Senado, e formada só por bolsonaristas.


VAI PARA O PALANQUE


O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil), que será o coordenador da campanha do presidente Jair Bolsonaro no estado, garante que ele estará no palanque do MDB.


BASE NA CAPITAL


NA ELEIÇÃO passada a ex-deputada Leila Galvão (MDB) não teve base forte na capital, nesta eleição conseguiu formar um bom grupo de apoio em torno do seu nome.


OLHOS VOLTADOS


OS OLHOS políticos estão hoje todos voltados para o desfecho da chapa do União Brasil; para saber o nome do candidato a vice-governador do PP; e quem será o candidato a governador pelo PT. Tudo se resolve hoje.


ROMANO GOUVEIA


COM UMA CANDIDATURA bem organizada nos bairros, o advogado Romano Gouveia disputa com chance um mandato na encorpada chapa à ALEAC do PSD.


ESPERAR A REAÇÃO


COM O PT tendo candidato ao governo se cria uma situação embaraçosa para os prefeitos do partido que já manifestaram apoio à reeleição do governador Gladson.


FORTE VOTAÇÃO


QUEM deve vir com uma forte votação de Plácido de Castro é a vereadora Michelle Melo (PDT), que conseguiu montar um arco amplo de aliados em torno da sua candidatura a deputada estadual. É a candidata do prefeito Camilo.


VAMOS DEIXAR CLARO


QUEM tem a senha para mudar os nomes dos integrantes de uma executiva regional provisória, é o presidente nacional do partido. Toda a mudança na executiva regional do União Brasil teve o aval do andar de cima.


ARTICULADOR PRINCIPAL


A COMPOSIÇÃO da chapa majoritária do MDB só foi possível, graças a intervenção direta do ex-prefeito Vagner Sales (MDB). Só aconteceu por conta da desistência da Jéssica Sales (MDB) de disputar o Senado.


PARA ENGROSSAR AS FINANÇAS


O NOME que for anunciado pelo PT para disputar o governo não será para ganhar a eleição, mas para encorpar os recursos financeiros do partido vindos do Fundo Eleitoral.


NÚMEROS DO NOVO QUADRO


VAMOS esperar as pesquisas do fim do mês para se ter uma noção de como ficará o quadro do Senado, na largada da campanha. E ver quem começa polarizando.


FRASE MARCANTE


“De nada adianta correr quando se está no caminho errado”. Ditado alemão.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.