Menu

Pesquisar
Close this search box.

Petecão e Mara, a dura briga para ver quem vai ao segundo turno pela oposição

ATÉ ENTRE os seus adversários mais ferrenhos há um consenso de que, num eventual segundo turno, em qualquer cenário, para decidir a eleição para o governo do estado, o governador Gladson Cameli (PP) estará presente. Tem se mantido na ponta até aqui em todas as pesquisas registradas. A briga, pois, para chegar ao segundo turno, deve ficar por conta da disputa entre as candidaturas do senador Sérgio Petecão (PSD) e da deputada federal Mara Rocconsenso ha (MDB) ao Palácio Rio Branco.


Se a Mara foi a mais votada para a Câmara Federal da última eleição; o Petecão foi o mais votado entre todos os candidatos. Obteve mais votos do que o governador Gladson. Tanto o PSD como o MDB se encontram organizados em todos os municípios. Petecão leva uma certa vantagem por vir de uma candidatura majoritária de senador, que abrangeu campanha em todos os municípios. Já a eleição da Mara foi mais concentrada na região do Alto Acre. A campanha para valer nas ruas vai começar no próximo dia 16. Muitos eleitores não sabem nem quem são os candidatos ao governo.


Seja qual for o desfecho da campanha, a pergunta que fica no ar é a seguinte: havendo segundo turno, quem é que vai enfrentar o governador Gladson Cameli: o senador Sérgio Petecão (PSD) ou a deputada federal Mara Rocha (MDB)? Façam os seus jogos, senhores, que a roleta vai girar.


PODE ACONTECER, MAS NÃO É A LÓGICA


O GOVERNADOR Gladson Cameli pode não chegar ao segundo turno? Na política, tudo é possível. Mas todos os números mostram ser essa situação bem improvável.


NÃO É O CASO


QUANDO um governador está mal popularmente se sente nas conversas; aqui é uma aldeia, terra de muro baixo, onde as opiniões são sentidas. E não se ouve comentários que a imagem do governador é um desastre.


NEM DÁ PISTAS


O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil), até ontem não deu nenhum sinal sobre qual será sua posição na campanha, após romper com o governador Gladson.


POR CONTA DOS BOATOS


ROLOU que a Márcia Bittar (PL) seria candidata ao Senado pelo MDB; que o Márcio Bittar disputaria o governo; que lançaria um nome ao governo. Mas tudo ficou restrito ao campo das especulações políticas.


VINTE DIAS DE CAMPANHA


O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) diz que não se preocupa com outras candidaturas, e quer apenas 20 dias de campanha para subir a sua pontuação nas pesquisas. “Se há um caminho que conheço, é o da campanha,” comentou ao BLOG um otimista Petecão.


PLUS PRINCIPAL


PETECÃO tem como plus crescer durante as campanhas.


COM QUEM VAI A ESQUERDA?


SEM candidato ao governo até ontem, a pergunta que pode ser feita, é para onde penderá o eleitorado da esquerda? Tende ser para quem for menos bolsonarista.


NADA FECHADO


CONVERSEI ontem à noite com o presidente do MDB, deputado federal Flaviano Melo; e me garantiu que, a chapa para o Senado ainda não se encontra fechada.


CONTA DA ALEAC


NA SUA previsão, a chapa do MDB para deputado estadual deverá ficar com três cadeiras na ALEAC. “Nossa chapa é muito boa, três é certo”, previu ao BLOG o deputado federal Flaviano Melo (MDB).


CAMPANHA REDONDA


QUEM faz uma campanha redonda dentro da forte chapa para a ALEAC do PSD, é o Jeferson Pururuca. Fechou apoios que não teve em outras campanhas.


MAIS UMA MULHER NO JOGO


MAIS uma mulher entrou no jogo para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa: a presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, vereadora Arlete Amaral (PP). Quanto mais mulheres na política, o quadro se oxigena.


COM A MÃO NA PEDRA


FALTANDO dois dias para a data final das convenções regionais, para a escolha dos candidatos pelos partidos, quem tem a principal pedra no tabuleiro, é o senador Márcio Bittar (União Brasil). Dependendo da sua posição, o quadro atual poderá ser modificado.


MUDA A CONFIGURAÇÃO GERAL


CASO o Márcio Bittar se lance candidato ao governo, por exemplo, acontecerá uma reviravolta na formação da chapa do PP. Por isso, todos os olhos estão voltados para o que vai fazer o Bittar até a próxima sexta-feira.


MISTÉRIO ATÉ NO UNIÃO


ATÉ ONTEM à noite, no fechamento do BLOG, falei com alguns candidatos do União Brasil e, nenhum deles sabia qual vai ser a posição do Márcio Bittar no processo.


CONVENÇÕES MARCADAS


As convenções do PT, do PCdoB e PV, acontecerão, na próxima sexta-feira, no diretório do PT. O PP fará a sua convenção no ginásio Sesc Bosque; o MDB no antigo 14 BIS. Todas com início às 17 horas. Os demais partidos farão convenções internas nas suas sedes.


GOLPE, NÃO PASSA DE FALÁCIA


NÃO haverá golpe coisa alguma, por parte das Forças Armadas. Quem vencer a eleição será empossado. Não há clima para volta de nova ditadura militar. Só isso.


NENHUMA PROVA


NÃO se conhece nas mais de duas décadas de eleições com as urnas eletrônicas, uma única prova de fraude. No campo jurídico se debate com prova, não com achismo.


QUEM ESCOLHE É O CANDIDATO


PERGUNTEI ontem ao presidente do MDB, deputado federal Flaviano Melo, quem será o vice na chapa do partido. “Quem escolhe o vice é o candidato ao governo”, foi a resposta pragmática.


FRASE MARCANTE


“Quando rezas estás perto de Deus. Quando sofres, Deus está perto de ti”. Urteaga


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.