O MDB caminha para formar uma chapa com a deputada federal Mara Rocha (MDB) para governadora; o pecuarista Fernando Zamora (PRTB) de vice, e o deputado Jenilson Leite (PSB) para o Senado. A engenharia foi admitida ontem ao BLOG do CRICA, como passível de acontecer, pelo presidente do MDB, deputado federal Flaviano Melo. Até aí, morreu Nero. Acontece que, este é um caldo de cultura difícil de ser entendido e digerido. Como Jack, o estripador de Londres, vamos por partes: Mara Rocha figura como integrante da ala extremista e mais radical do bolsonarismo. E, não faz questão de esconder isso.
O seu possível vice Fernando Zamora, é também um defensor declarado das ideias do Bolsonaro. E, como tal, ambos têm algo em comum: o ódio ideológico aos partidos de esquerda e aos defensores da candidatura do presidente Lula. Ela mesmo fez declarações na semana passada, que ela é o Jenilson não se afinam ideologicamente. Já o deputado Jenilson é a antítese de tudo o que pensam a Mara e o Zamora. Jenilson foi formado em Medicina, em Cuba; e é, portanto, um defensor do regime implantado por Fidel Castro; é de esquerda, e tem como bandeira política nesta eleição a defesa da candidatura do ex-presidente Lula.
Como é que a Mara vai se apresentar perante o eleitorado bolsonarista, para pedir votos para Jenilson ao Senado; e ele, vice e versa; para a candidatura dela a governadora, no eleitorado de esquerda? É uma pergunta a ser feita. Ou a Mara vai aderir às ideias da esquerda e do lulismo do Jenilson; ou o Jenilson vai virar bolsonarista. Não dá para falarem línguas diferentes na mesma chapa majoritária. É o que, é comumente chamado no meio político acreano como o casamento da Sucuri com o Jacaré-Açu, um terá que engolir o outro.
O MÁRCIO BITTAR VAI FALAR
O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil) promete para hoje a sua posição sobre a sucessão estadual. Só tem duas saídas: ser candidato a governador; ou voltar cabisbaixo para o ninho camelista. Com a palavra, o Bittar. No MDB, está difícil de fazer uma composição.
NOMES DE DENSIDADE
Sargento Adonis, Deputados Wendy Lima e Antônio Pedro, Gilberto Lira (candidato do prefeito Mazinho Serafim), são alguns dos nomes com potencial, na chapa para deputado estadual do União Brasil.
PODE ACONTECER, MAS É IMPROVÁVEL
O PT fará a sua convenção regional na próxima sexta-feira. Na chapa majoritária há apenas a confirmação do Jorge Viana ao Senado. Pode aparecer até lá um nome a governador de última hora, mas isso é improvável.
ATÉ ENTRE OS ADVERSÁRIOS
HÁ UM CONSENSO até entre os seus adversários de que, a deputada federal Jéssica Sales (MDB) deverá se reeleger com uma expressiva votação. O grosso do seu eleitorado se encontra nos municípios do Juruá.
TUDO MUITO CONFUSO
PERGUNTEI ontem a vários candidatos do União Brasil, qual será o rumo do partido na disputa do governo. Nenhum conseguiu responder, acham tudo confuso.
CHAPA FECHA AMANHÃ
O MDB está prevendo o fechamento da sua chapa majoritária, para no máximo até quinta-feira. O último dia para convenções regionais, é na próxima sexta-feira.
PSD TRANQUILO
QUEM está tranquilo, é o PSD do senador Sérgio Petecão, que fechou a sua chapa majoritária para o governo, vice e senador, com uma boa antecedência.
CAMPANHA PARA O BOLSONARO
O PSD liberou os seus candidatos para escolher o candidato à presidente. A deputada federal Vanda Milani (PROS), que disputará o Senado, vai na sua campanha pedir votos pela reeleição do Bolsonaro.
ÉS TEMPRANO PARA LA FIESTA
A CAMPANHA começa de forma oficial no dia 16, quando todos os candidatos poderão colocar os seus blocos nas ruas. As pesquisas do fim deste mês já trarão um quadro a mais realista. Antes disso, é vender terreno na lua. Como dizem os bolivianos: És temprano para la fiesta.
UM PONTO A FAVOR
UMA das dificuldades de um candidato a deputado pela primeira vez, é se tornar conhecido dos eleitores. Isso não será problema para a candidata a deputada federal Socorro Neri (PP), que como prefeita da capital teve sua imagem popularizada. E, de forma muito positiva em meio à população, o que lhe ajuda a pedir votos.
DOBRADINHA QUE RENDE VOTOS
OS candidatos a deputado Federal Israel Milani (REPUBLICANOS); e a deputado estadual Tadeu Hassem (REPUBLICANOS); têm feito uma dobradinha que vai render votos a ambos. Acabam de fazer uma andança amarrando apoios em Feijó, Tarauacá e no Juruá.
ESPERANDO AS CONVENÇÕES
O ac24horas aguarda o fechamento dos registros das candidaturas nas convenções regionais, para fazer o sorteio das datas das entrevistas dos candidatos ao Senado e a Governador. Se houver segundo turno haverá debate. Dando voz a todos e sem privilégios.
NÃO AVALIO POR PARTIDO
QUANDO comento o trabalho de um deputado, não o faço olhando o partido. No bloco dos partidos de esquerda na ALEAC, nenhum foi mais combativo, com inteligência, propositivo, que o deputado Daniel Zen (PT). Tem credenciais para disputar a reeleição.
POUCO COMPETITIVA
NUMA eleição pode acontecer tudo, ou nada. A chapa de candidatos a deputado federal do PSB pode até eleger alguém, mas por seu esboço é pouco competitiva.
CUIDANDO DO MARKETING
A CAMPANHA do candidato ao Governo, senador Sérgio Petecão (PSD), já está com a sua equipe de marketing, que veio do Recife, em pleno vapor, inclusive, com os jingles prontos e esperando só a hora de rodar.
REFORÇA O SEGUNDO TURNO
SE VAI GANHAR, não sei, não faço previsões e não tenho bola de cristal. Mas, caso o senador Márcio Bittar (União Brasil) saia candidato a governador, reforça a eleição ser decidida no segundo turno. O União Brasil e o REPUBLICANOS têm boas chapas para federal e estadual; o PL uma chapa encorpada para estadual, tempo na televisão e um Fundo Eleitoral de 30 milhões. São partidos sob o comando do seu grupo político.
VOTO DE QUALIDADE
O DEPUTADO federal Flaviano Melo (MDB) disputa a sua última eleição. Por tudo o que já foi na política, governador, prefeito de Rio Branco, senador, pode ser visto como um voto de qualidade por sua contribuição.
NÃO CONSIGO VER INDÍCIO
A OPOSIÇÃO abusa do seu otimismo, quando tira o governador Gladson de um eventual segundo turno. Caso ocorra um segundo turno, não vejo hoje nenhum indício político que não o coloque dentro do cenário.
SAINDO DECEPCIONADOS
CANDIDATOS a deputados federais que esperavam receber em torno de 1 milhão de reais cada para tocar a campanha, já foram informados que os repasses encurtaram, e no máximo vão receber 20% do previsto.
NÃO JOGAM DINHEIRO PARA CIMA
AS DIREÇÕES NACIONAIS dos grandes partidos têm uma leitura original de cada estado, sobre as suas chapas para deputado federal. Sabem as que são fracas e tendem não eleger ninguém. Foi por isso que a executiva nacional do PL, cortou a verba da chapa no Acre a federal, por ser fraquinha.
VAGAS ABERTAS
MEIRE SERAFIM (União Brasil), Gérlen Diniz (PP), Roberto Duarte (REPUBLICANOS), Jenilson Leite (PSB), são deputados que não disputarão a eleição e, deixam quatro vagas abertas na ALEAC, porque seriam fortes se disputassem a reeleição.
ESQUEÇAM TUDO
A CAMPANHA oficial, e para valer, vai começar a partir do próximo dia 16. Esqueçam tudo o que aconteceu na pré-campanha. Até aqui, os jogos foram amistosos; o jogo do campeonato profissional se inicia a partir da data.
FRASE MARCANTE
“Ás vezes ouço o passar o vento; e só de ouvir o vento passar vale a pena ter nascido”. Fernando Pessoa.
Populares começam a chegar para prestar as últimas homenagens a Flaviano Melo, ex-governador do Acre,…
O governo federal anunciou um novo bloqueio de R$ 6 bilhões no orçamento, com o…
O Brasil se destaca como líder global no envio de mensagens de voz através do…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…
Consumidores lesados pela 123Milhas têm até a próxima terça-feira (26) para solicitar a inclusão na…
O corpo do ex-prefeito de Rio Branco, ex-governador, ex-deputado federal e ex-senador Flaviano Melo está…