O ano de 2020 apresentou um crescimento de 41% de novas empreendedoras, conforme apontou pesquisa do LinkedIn, uma rede social com foco em carreiras. A tendência é que a presença das mulheres liderando os seus próprios negócios não pare de crescer. Mas tocar uma empresa não é tarefa fácil, e a qualificação profissional pode ajudar a ter maior controle e domínio das ferramentas.
É nesse contexto de profissionalização do público feminino que se insere o Projeto Qualifica Mulher, que oferece cursos gratuitos além de orientações para quem deseja melhorar o currículo ou formalizar o próprio negócio. Todos os cursos oferecidos pelo Qualifica são disponibilizados de forma on-line e gratuita e podem ser acessados do Brasil, além de empreendedoras que moram fora do país.
O projeto é um programa da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal, em parceria com instituições como a Caixa Econômica Federal, Aliança Empreendedora, SEST SENAT, Kaptár e Embrapa. Para conferir todos os cursos e ter acesso aos links para inscrição, basta acessar a página do projeto no site Governo Federal.
Dentre as formações disponibilizadas está o curso Formalização para Mulheres Empreendedoras, que auxilia com informações a respeito do processo de formalização do negócio, com dicas, passo a passo para se tornar MEI – Microempreendedor Individual, as obrigações que o MEI possui, ensina também emitir notas fiscais e como ter direito a benefícios como licença-maternidade, entre outros.
Há, ainda, uma sessão especial para empreendedoras da moda, com dicas de como definir preços, estratégias de divulgação, como desenvolver uma marca sustentável, entre outras informações relacionadas.
Confira, a seguir, alguns outros cursos que são ofertados de graça para mulheres:
– Educação Financeira
– Artesanato e Costura
– Como Inovar em tempo de crise
– Empreendedorismo e Empoderamento Feminino
– Como cuidar do dinheiro do seu negócio
– Empreender Modo On
– Empregabilidade e Inserção de Mulheres no Segmento de Transporte
– Capacitação Técnica para Mulheres da Zona Rural
Fonte: Agência Educa Mais Brasil