Menu

Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensifica programa de mecanização agrícola

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vem intensificando as ações de mecanização agrícola na zona rural durante o verão amazônico, entre maio a setembro.


“Atualmente a prefeitura dispõe de nove tratores para mecanização, distribuídos entre as Vilas Santa Rosa e São Pedro, Pentecostes, BR 364 e BR 307. Para a BR 364 a programação é mecanizar 65 hectares até a chegada das águas”, explica a secretária de agricultura, Aldeni Menezes.

Publicidade

A mecanização agrícola é uma das maiores demandas dos trabalhadores rurais da região e tem impacto direto na diminuição da necessidade de uso do fogo para preparação do solo, se traduz também no aumento da produtividade por hectare.



A principal economia agrícola da região, a mandioca para produção de farinha artesanal, é uma das atividades que mais é beneficiada com a mecanização.


José Maria Alemão é hoje um dos maiores produtores de farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul, chegando a produzir até 300 sacas mês.


Alemão, como é mais conhecido, adquire a mandioca de diversos produtores, que estão sendo beneficiados com o programa de mecanização agrícola da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.


“Os tratores estão gradeando 20 hectares de terra e dando apoio ao transporte da mandioca. Assim a gente adquire a macaxeira para casa de farinha, compra da comunidade e temos à disposição um trator com carroça para transporte”, disse.


Ampliar o alcance da mecanização agrícola tem sido uma ação frequente da atual gestão. É uma forma de aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, dar uma resposta para as questões climáticas e ambientais.


“No ramal 2 os trabalhos estão a todo vapor. Um exemplo do trabalho e esforço que a secretaria tem feito é esse aqui na propriedade do Alemão, um dos maiores produtores de farinha de Cruzeiro do Sul. Nos sentimos na obrigação de auxiliar essas pessoas, que representam cerca de 30 empregos na comunidade”, abordou o prefeito Zequinha Lima.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido