Menu

Projeto do Centro de Atendimento as Vítimas do MPAC ganha selo de Práticas Inovadoras

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O “Projeto Medidas Protetivas” do Centro de Atendimento às Vitimas (CAV), do Ministério Público do Acre (MPAC) ganhou o Selo Especial de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Entre as 58 iniciativas pré-selecionadas nesta edição em todo o Brasil, a ação do CAV é uma das 8 experiências contempladas na categoria de Justiça, como uma das que mais se destacaram durante a pandemia, no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.

Anúncio

Com mais de cinco órgãos do MPAC e da Justiça do Estado envolvidos, o Medidas Protetivas atuou com o atendimento de urgência às vítimas de violência doméstica e familiar, em um momento de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19.

Durante 6 meses, 54 pessoas foram acolhidas e receberam atendimento psicossocial, além da elaboração de relatórios encaminhados às Promotorias, com solicitação de mecanismo de proteção para aquelas que estavam convivendo com o agressor e que não tinham como sair de casa para ir à Delegacia.

O projeto funcionou com estratégias de instrumentos online, disponibilizando o aplicativo WhatsApp para contato direto e em tempo real, além do telefone e site do MPAC e de um aplicativo do CAV, com conversas com a 13° Promotoria de Justiça.

Um grupo de atuação na área também foi criado, com a realização de reuniões semanais, em parceria com o Sistema de Segurança Pública e de Saúde, ofertando assistência social e visitas.

Para Patrícia Amorim, responsável pelo projeto, esta ação carrega um simbolismo muito grande, pois o Acre ostenta uma das piores marcas em relação à violência contra mulheres.

“Nosso Estado lidera os números no ranking de violência doméstica, sexual e pior, de feminicídio, desde 2018. Só neste seis meses do ano, 8 mulheres foram mortas por feminicídio. O MPAC não parou durante a pandemia, continuamos principalmente, para garantir que as vítimas tivessem sua segurança e vida protegida”.

A premiação acontecerá nos dias 8 e 9 de setembro, em São Paulo, durante a 16° edição do Encontro Anual do FBSP.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.