O Ministério Público do Acre (MP-AC) resolveu emitir uma recomendação para que a Fundação Elias Mansour (FEM), possa realizar a manutenção do prédio da Biblioteca da Floresta, ponto turístico de Rio Branco. O despacho foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta quarta-feira, 27.
Recentemente, o órgão controlador na já havia instaurado um procedimento preparatório para apurar a falta de manutenção do local. A apuração foi feita pela Promotoria de Justiça Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural em um prazo de 90 dias.
No entanto, o promotor Alekine Lopes dos Santos, destacou que apesar de terem decorridos vários meses a situação precária do prédio permanece a mesma, expondo inclusive o acervo ali depositado a risco de perda, nenhuma providências foi tomada. “Resolve recomendar à Fundação Elias Mansur, por intermédio do seu Presidente, que cumpra com o dever de preservar o patrimônio público, em especial o patrimônio histórico e cultural, Decreto – Lei n. 25 de 30 de novembro de 1937, Lei Estadual n. 1.145, de 21 de novembro de 1994, utilizando os recursos à sua disposição para sanar os problemas estruturais e de segurança predial no edifício onde se localiza a Biblioteca da Floresta”, diz trecho do despacho.
O MP alertou que em caso de descumprimento, a direção da FEM estará sob pena de incorrer, em tese, em improbidade administrativa. O promotor estabeleceu que a FEM disponibilize um cronograma no prazo de 30 dias para execução das reformas necessárias no prédio da Biblioteca da Floresta, conforme apontamentos do Relatório Técnico nº 136/2022. “Execução e acompanhamento das medidas necessárias para reforma, construção e correção dos problemas encontrados no local. Ao final apresentar de Alvará do Corpo de Bombeiros e Termo de Habite-se do referido prédio”, ressalta o documento.
Chega à coluna a denúncia de mortandade de gado no município de Boca do Acre.…
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…