Categories: Blog do Crica Notícias Política

Márcio Bittar, o último dos moicanos da eleição de 2018, humilhado, abandona Gladson

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Estou indo embora\A mala já está lá fora….. O refrão da música brega de sucesso do cantor Pablo do Arrocha, se aplica à situação que vive hoje o senador Márcio Bittar (União Brasil), abandonado, humilhado pelo governador Gladson Cameli, que podou todos os seus projetos políticos, e não tem outra saída que não seja a de ser último dos moicanos a desembarcar do palanque de 2018 que disputou o governo, e elegeu o Gladson para ocupar o Palácio Rio Branco.


 Sérgio Petecão, Flaviano Melo, Vagner Sales, Mara Rocha, Major Rocha, Vanda Milani e etc, já pularam do barco e estão em chapas adversárias na eleição para governador e contra a reeleição do Gladson. Só o eleitor poderá medir se haverá ou não estrago. O Márcio Bittar vai agora se somar ao grupo dissidente. 


O anúncio feito pelo deputado federal Alan Rick (União Brasil) de que foi convidado pelo governador e aceitou ser o vice na sua chapa, foi o petardo final que liquidou qualquer chance de ver a sua candidata à vice-governadora Márcia Bittar (PL) ser a companheira como vice na chapa do Cameli.


 Na política não tem prato feito para cargos majoritários. E, causou surpresa que, um político experiente, de muitas eleições, astuto, como o Márcio Bittar, pelo fato de ter tirado três partidos do zero – REPUBLICANOS, UNIÃO BRASIL E PL – e formado chapas fortes para deputado federal em dois deles; com este trunfo achar que poderia colocar o governador Gladson no canto do ringue, e incluir quem bem entendesse como o vice da sua chapa para a reeleição. 


O Márcio sabia ao longo deste processo todo de que o nome da Márcia Bittar (PL) tinha forte rejeição popular e dos partidos aliados do governador. Perdeu o prumo, ao achar que atropelaria os que eram contra o seu projeto. Perdeu o jogo. E, no jogo da política se perde e se ganha. Ontem, a pergunta mais ouvida nos bastidores era, qual será a reação do Márcio Bittar? A primeira já se sabe, que romperá a aliança com o Gladson. Já tinha dito que a exclusão da Márcia Bittar da chapa era também a sua exclusão do apoio à reeleição do Gladson. 


Outra posição que pode ser tomada, no estilo da vingança é um prato que se serve frio, seria ser candidato a governador, o que implicaria a chapa Gladson-Alan a não ser formada, já que Alan é do União Brasil, partido presidido no Acre por Bittar. Pode tentar também uma aliança com o MDB. Mas tudo isso são projeções, não ouvi nada do Márcio Bittar. Sei que está mais brabo do que siri dentro de uma lata. Ele está prometendo uma entrevista para a próxima quinta-feira. Até lá, a única certeza que se tem é que a aliança Gladson-Bittar está rompida. Aguardemos os próximos capítulos da novela. A chapa vai esquentar muito mais do que já se encontra.


QUEM ESCOLHE É O GOVERNADOR


SOBRE o anúncio feito pelo deputado federal Alan Rick (União Brasil) de que foi convidado a ser o vice do Gladson e aceitou, nada mais normal; quem escolhe o seu vice é o candidato a governador. É a lógica.


PARA NÃO REPETIR O FILME


NÃO DUVIDO de uma palavra do que disse o Alan Rick. Mas, enquanto o governador Gladson Cameli não vir de público referendar de viva voz o anúncio, vai ter o mesmo festival de especulações, como ocorreu com a Márcia Bittar. Haverá sempre alguém colocando dúvida.


TIRO PELA CULATRA


ESTA indefinição do ex-senador Jorge Viana (PT) de ficar brincando de iô-iô com as candidaturas a governador e senador, pode ser um tiro que saiu pela culatra. Ainda hoje pela manhã teremos novidade não agradável ao PT.


PORTA ABERTA


PARA o secretário-geral do MDB, Aldemir Lopes, caso a opção do senador Márcio Bittar (União Brasil) seja uma composição com o MDB, o diálogo estará aberto.


REMEXIDA GERAL


ATÉ próximo dia 5, data final para a realização das convenções regionais, poderemos ter mexidas nas pedras políticas, que poderão mudar o quadro atual.


NEM ELES ACREDITAM


CONVERSEI ontem com vários dirigentes da federação formada pelo PT-PV-PCdoB, e todos já não acreditando mais que o Jorge Viana (PT) seja candidato ao governo.


CANDIDATURA CONFIRMADA


A CANDIDATURA da deputada federal Jéssica Sales (MDB) ao Senado está confirmada. Podem cessar as especulações. Anuncia a decisão na convenção do MDB, dia 5. É um nome que não entra para mera figuração.


CONTINUA NA FRENTE


MAIS duas pesquisas nacionais foram divulgadas ontem, e em todas o Lula (PT) aparece na frente do Bolsonaro (PL). É cedo, mas Lula parece ter posição consolidada.


NÃO TEM DÚVIDA


O CANDIDATO ao governo do PSD, senador Petecão, diz não ter dúvida que o seu partido elegerá um deputado federal; e disputa a segunda vaga na sobra.


NOMES DO PSB


Antônio Moares, Adailton Cruz e Raimundo Neném, são os vereadores do PSB que disputarão vagas na ALEAC.


COLOCOU NO LIMITE


UM velho militante do PSB revelou ontem à coluna que as idas e vindas do Jorge Viana (PT) sobre a que será candidato, pôs os socialistas no limite do rompimento.


SITUAÇÃO DIFÍCIL


QUEM se encontra numa situação difícil com tudo isso é o deputado Jenilson Leite (PSB), que ficou emparedado.


QUERENDO A CERVEJA


O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) anda atrás do senador Eduardo Veloso (União Brasil), para cobrar a aposta de uma caixa de cerveja. Veloso apostou que o Gladson não teria coragem de sacar a Márcia Bittar (PL) da sua chapa.


NÃO ESPERAVA


POLÍTICO muito próximo do senador Márcio Bittar (União Brasil) revelou ontem ao BLOG que a sua reação vai mexer muito com o quadro sucessório. É aguardar.


DATA DA LARGADA


DIA 15 de Agosto é a data para começar a campanha política nas ruas. É daí em diante que as pesquisas vão retratar a disputado governo com mais realidade.


CANDIDATOS AO GOVERNO


NILSON EUCLIDES (PSOL), Sérgio Petecão (PSD), Mara Rocha (MDB), David Hall (AGIR) e Gladson Cameli (PP), serão os candidatos ao governo. O Genilson Leite (PSB) caminha para não mais disputar o governo, e o Jorge Viana (PT), já não fala com tanta firmeza em ser candidato a governador.


BOA VOTAÇÃO


NESTE contexto, com o Jenilson Leite (PSB) e o Jorge Viana (PT) não disputando o governo; o Sérgio Petecão (PSD) e a Mara Rocha (MDB) terão que passar dos 20% na campanha para levar o jogo para o segundo turno.


FAVORECE O GLADSON


SEM o Jorge Viana (PT) e o Jenilson Leite (PSB) ao governo, o quadro pode favorecer o Gladson Cameli 


FRASE MARCANTE


“A água é mais limpa perto da fonte.” Ditado italiano.


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

TJAC tem duas iniciativas reconhecidas e vence Prêmio CNJ de Boas Práticas

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) teve duas iniciativas reconhecidas no Prêmio CNJ de…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Justiça do Tocantins declara ilegal nomeação de servidor temporário para direção escolar

A Justiça determinou que o Governo do Estado realize um novo processo seletivo para diretor…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Diretor de colégio e PMs são afastados após marcha com estudantes cantando palavras de ódio

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) determinou o afastamento imediato do diretor do Colégio Militar Euclides…

23/11/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Site AM POST pública planos de adolescentes de colégio militar para matar alunas

Na última semana, uma grave denúncia envolvendo alunos do Colégio da Polícia Militar do Amazonas…

23/11/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Policial rodoviário federal é encontrado morto em residência

Policial rodoviário federal Thiago Ferreira Duarte foi encontrado morto nesta tarde de sexta-feira (22) na…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Rondônia

Ex-prefeito de Vale do Anari, RO, é morto a tiros dentro de caminhonete

Um ex-prefeito de Vale do Anari (RO), Edimilson Maturana, foi assassinado a tiros dentro da…

23/11/2024