Menu

Programa de incentivos fiscais para frigoríficos representa fôlego ao setor, diz Sindicarnes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O programa de estímulo ao setor frigorífico foi anunciado nesta terça-feira, 19, pelo governo do estado, por meio das secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Fazenda (Sefaz), em reunião realizada na Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em Rio Branco.

Estiveram à frente da apresentação às formas de acesso aos incentivos fiscais anunciados pela Comissão da Política de Incentivo às Atividades Industriais do Acre (Copiai/AC), o secretário adjunto da Sefaz, Clóvis Gomes, e o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita.

Anúncio

O representante do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos e Matadouros do Estado do Acre (Sindicarnes), Nenê Junqueira, que participou da apresentação, avaliou como altamente positiva a iniciativa que visa a redução da carga tributária para o setor da indústria frigorífica.

“Representa um fôlego para o setor da indústria frigorífica, que nos últimos dois anos tem passado por uma situação difícil, escassez na oferta de gado, então o que vem para ajudar será sempre bem-vindo. As empresas que optarem por aderir ao Copiai terão uma redução de impostos significativa”, afirmou.

Para aderir ao programa, existem alguns procedimentos, que foram explicados pelo secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia: “É preciso dar entrada no pedido, apresentando um plano de negócios para avaliação da comissão da Copiai. Por parte do Estado, o objetivo da isenção é garantir a geração de empregos”.

Clóvis Gomes, secretário adjunto da Secretaria da Fazenda, esclareceu como fica a redução das taxas. “Com a adesão à lei, a carga tributária fica em 1,05%. Esse valor é obtido aplicando-se o crédito presumido de 85%. Já em relação ao fundo, aplica-se o mesmo percentual de redução da alíquota do ICMS, que de 1% passa para 0,5824%”.

Para o presidente interino da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), João Paulo Pereira, o plano governamental agradou aos empresários e disse que existe reciprocidade entre as ações do estado e as demandas do setor industrial.

“Foram apresentados os vários benefícios fiscais que podem beneficiar as empresas, o que deixou os empresários satisfeitos. Ficamos muito felizes, porque o governo tem total sintonia com a demanda do setor industrial e estamos conseguindo avançar com as pautas de interesse da indústria”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.