Nesta quinta-feira, 14, o Hospital Sansão Gomes deveria ter dado início ao Mutirão de Cirurgias do programa Opera Acre. De acordo com a determinação da Central de Regulação de Cirurgia até o próximo sábado, 16, deveriam ocorrer 24 cirurgias, sendo oito a cada dia.
Os primeiros pacientes que seriam operados nesta quinta ainda foram preparados e o cirurgião responsável pelos procedimentos está no município de Tarauacá, quanto o mutirão foi cancelado, deixando frustrados pacientes que esperam pela cirurgia.
O problema para a realização das cirurgias é que a nova empresa, que ganhou um contrato de mais de R$ 21 milhões para o fornecimento de anestesistas para plantão avulso, plantão regular e plantão para mutirão de cirurgias, não tem conseguido contratar o número suficientes de profissionais para a atender a demanda. A Bone, empresa contratada, foi procurada, mas não obtivemos retorno. O espaço segue aberto.
Já a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) se manifestou por meio de uma nota onde afirma que os procedimentos não foram cancelados, mas sim adiados a fim de garantir todo o aparato necessário à realização dos atendimentos. A nova programação destas cirurgias já está garantida e as mesmas serão realizadas nos próximos 30 dias, sem nenhum prejuízo aos pacientes atendidos.
A Sesacre não informou se tomará alguma medida administrativa contra a empresa pela falta de anestesistas.