Menu

PL que cria Estatuto do Desenvolvimento e da Liberdade Econômica no Acre é aprovado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o projeto de lei do deputado Pedro Longo que cria o Estatuto do Desenvolvimento e da Liberdade Econômica do Estado do Acre.

O projeto foi precedido de um amplo debate com representantes dos setores empresariais e contou com o apoio e incentivo do presidente da Junta Comercial, Jurilande Aragão.

Anúncio

A medida que agora segue para sanção governamental é uma das maiores conquistas para empreendedores do Acre e um avanço significativo para a economia.

O estatuto estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica. Também propõe a atuação do Estado como agente normativo e regulador.

“São considerados atos públicos de liberação das atividades econômicas, para fins de aplicação das disposições da Lei, a licença, a autorização, a concessão, a inscrição, a permissão, o alvará, o cadastro, o credenciamento, o estudo, o plano, o registro e os demais atos exigidos, sob qualquer denominação, por órgão ou entidade da Administração Pública como condição para o exercício de atividade econômica, inclusive o início, a continuação e o fim para a instalação, a operação, a produção, o funcionamento, o uso, o exercício ou a realização, no âmbito público ou privado, de atividade, serviço, estabelecimento, profissão, instalação, operação, produto, equipamento, veículo e assemelhados”, diz um trecho do PL.

O parlamentar que tem como uma de suas principais bandeiras o apoio à iniciativa privada destaca a aprovação como uma vitória de todos os acreanos, especialmente daqueles que dedicam suas vidas a empreender. Longo acrescentou que o projeto contribui para a geração de emprego e renda.

O objetivo é simplificar os procedimentos junto à administração pública para a abertura e encerramento de empresas no Estado, constituindo um marco fundamental em defesa da livre iniciativa e livre exercício da atividade econômica”, enfatizou o líder do governo.

“Precisamos criar um ambiente favorável ao incremento da atividade empresarial em nosso Estado, readequando a burocracia estatal e, em última análise, trazendo desenvolvimento econômico, emprego e renda para a população acreana”, finalizou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.