Menu

Pesquisar
Close this search box.

Da loira do banheiro ao irmão ressuscitado por Deus, quem é Astério Moreira?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O CipódCast de ontem (11), transmitido pelo Facebook do ac24horas e no canal no YouTube Na Ponta do Cipó, recebeu o jornalista e escritor Astério Moreira.


Colunista político no próprio ac24horas, Astério surpreendeu ao assumir a apresentação do programa Gazeta Alerta, da TV Gazeta, mas surpreendeu ainda mais quando anunciou a publicação de um livro sobre lendas e fenômenos regionais. Uma Janela Para Um Tempo Esquecido: Contos Amazônicos está disponível na Amazon (clique aqui para comprar).

Anúncios


Astério conta que a ideia de reunir as histórias partiu da repercussão de crônicas lançadas em sua coluna no ac24horas e de pessoas que entravam em contato para confirmar serem testemunhas ou vítimas de algozes lendários como a grande sucuri do Rio Acre e a Loira do Tucumã. “E se isso fosse um livro?”, conta ter se questionado.


O jornalista falou da importância de se resgatar memórias e histórias lógicas do universo acreano. “O principal motivo é para que as pessoas conheçam a nossa cidade, o nosso estado, e o Rio Acre, que é o rio da vida, além de estimular outras pessoas a escrever sobre o nosso passado”, diz.


Moreira também garante que, apesar de o livro ser composto de contos, as histórias não são fictícias, mas baseadas em fatos contados por pessoas que fizeram relatos considerados por elas como reais.


“O livro todo é baseado na verdade, se tem alguma coisa estranha à realidade. Como alguém que sonhou com uma botija de ouro, que foi num poço do Rio Acre atrás dessa botija de ouro, ele sonhou e foi, então eu estou escrevendo a verdade, não tem nada de ficção”.


Nesse ponto, ele faz uma relação com o realismo fantástico (ou mágico) de Gabriel García Márquez, que em um dos volumes de sua autobiografia disse que “a vida não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”.


“São elementos da realidade que se misturam com elementos de uma percepção que a realidade concreta não alcança”, acrescenta.


Durante a conversa, Astério fala também sobre os milagres divinos que já vivenciou e conta as mais sinistras lendas e contos urbanos. Não perca essa entrevista cheia de mistérios.


Assista:

video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido