Com o menor orçamento financeiro dos últimos anos, o Novenário de Nossa Senhora da Glória deste ano em Cruzeiro do Sul, segundo o bispo Dom Flávio Giovanele, será realizado contando com o milagre da Santa padroeira do município.
Ao invés de 70 barracas pequenas e 10 grandes, que seriam disponibilizadas pelo Sebrae para o evento, apenas 10 foram garantidas este ano e sem a montagem nem a parte elétrica, que serão pagos pela Diocese. As inscrições dos empreendedores para o Novenário também não serão mais realizadas no Sebrae, mas sim na secretaria da Diocese de Cruzeiro do Sul.
Por causa do período eleitoral, o governo do Estado só pôde doar R$ 50 mil, que é a média dos últimos 3 anos. A prefeitura de Cruzeiro do Sul entrou com R$ 50 mil.
“Apesar do orçamento menor, vamos fazer uma festa maravilhosa. A parte que fecharíamos a rua em frente não ocorrerá mais. Vamos reduzir o tamanho da estrutura, mas será um evento grandioso”, explicou o bispo durante coletiva à imprensa nesta terça-feira, 12, para falar sobre as mudanças do Novenário.
“Será uma festa popular e vamos fazer bonito para Cruzeiro do Sul e Nossa Senhora da Glória”, afirma o líder religioso, que faz uma ressalva: “o que pode alterar algo na nossa programação é esse aumento de casos de Covid-19 em Cruzeiro do Sul. O que as autoridades determinarem nós acataremos, como sempre temos feito”, pontuou.
Durante a pandemia, a Diocese de Cruzeiro do Sul realizou o novenário com programação online, com número reduzido de fiéis dentro da Catedral e em vez da tradicional Procissão de Nossa Senhora da Glória, fez uma carreata por dois anos consecutivos.
Novenário centenário e mudanças
Este será o 104° Novenário em honra a Nossa Senhora da Glória. O evento é realizado de 5 a 15 de agosto, dia da Procissão, que este ano terá um percurso de 3 quilômetros.
Este ano a programação vai começar no dia 30 de julho com uma carreata. Também haverá corrida pedestre e atendimento da área de saúde no dia 11 de agosto.
Há mudanças também com relação aos shows do Novenário e atos do dia 15. No dia 14, véspera da Procissão haverá um show do Conservatório de Música do Juruá.
No dia 15, a Procissão terá início às 17 horas. Em seguida haverá a missa e o show do Frei Renan fechando o evento, que em 2019, atraiu mais de 40 mil pessoas.