Menu

Ansiedade e estresse nas escolas são temas de curso gratuito para professores

Businesswoman start video call at home office. Business consultant lean on chair resting between client session. Successful thinking freelancer join interview meeting. Tired student on online class
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Península, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), está oferecendo um novo curso gratuito para professores com o intuito de combater sintomas de estresse e ansiedade em alunos nas escolas


A formação on-line disponibiliza ferramentas para lidar com os desafios da volta às aulas presenciais, com o objetivo de melhorar aprendizagem de estudantes, visando auxiliar no combate aos índices elevados de ansiedade, estresse e sintomas de depressão entre jovens, apontados por pesquisas nacionais e internacionais na volta às aulas presenciais.

Publicidade

Com o curso, os professores terão novas formas criativas e práticas de fortalecer os laços com os estudantes. A carga horária é de 40h e os interessados podem fazer o cadastro no curso pelo site Vivescer. Aqueles que concluírem, terão certificação do Instituto Singularidades. Além disso, todo o material utilizado e disponível vai ao encontro das diretrizes da BNCC e do Novo Ensino Médio. 


Dentre as ferramentas apresentadas e trabalhadas no curso estão os Diários de Aprendizagem, rodas de escuta e Feedback construtivo.  As ações podem ser aplicadas por professores de todas as disciplinas. A iniciativa promove a cultura do acolhimento, termo popular no meio da educação, mas que muitas vezes fica apenas no campo da teoria.


A formação é oferecida para auxiliar professores nesse momento em que 20% dos jovens estão sofrendo de ansiedade nas escolas, segundo pesquisa publicada na revista científica da Associação Médica Americana, que ouviu 80 mil crianças de todo o mundo. 


Também visa ajudar no retorno das aulas presenciais, quando muitos alunos e professores presenciaram crises de ansiedade e estresse nas salas de aula de várias escolas espalhadas pelo Brasil, como em São Paulo, onde o Mapeamento das Competências Socioemocionais indicou que sete a cada dez alunos da rede estadual apresentam sintomas de depressão.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido