Menu

JV diz que pressão aumentou para disputar o governo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O EX-SENADOR Jorge Viana (PT),  disse ontem ao BLOG, que aumentaram muito as pressões populares para que saia candidato ao governo. Sobre a NOTA do PV, publicada ontem neste espaço, lhe conclamando para a montagem de uma chapa que o tenha como candidato a governador e o ex-prefeito Marcus Alexandre (PT) de vice, resumiu numa frase a repercussão: “Você publicou e tocou fogo no mundo político acreano”.


Falou que nunca foi tão pressionado para disputar o governo como está sendo na reta final para a convenção regional. “Temos que ter calma nessa hora, não temos o direito de errar novamente como em 2018”, ressaltou JV. 


Jorge ressaltou ainda que a nota do PV gerou uma repercussão enorme e muitas mensagens de apoio, e ele tem de levar em conta. Mas, tem de estar tranquilo antes de decidir se sairá para senador ou governador. Deve esticar a decisão até bem próximo da convenção, no final do mês.


FOCADO NA ALEAC


O EX-PREFEITO Marcus Alexandre (PT) mandou mensagem ao BLOG se posicionando que, ele se sente grato com a lembrança do seu nome, mas que seu foco é a ALEAC.


PARADA DURA


O PRESIDENTE DO MDB, deputado federal Flaviano Melo, anda entusiasmado com a receptividade da candidatura da Mara Rocha (MDB) ao governo. E, previu ontem ao BLOG que, se o Jorge Viana (PT) for candidato a governador, será uma parada dura entre ele e a Mara, para ver quem vai ao segundo turno.


AGUARDANDO POSIÇÃO


SOBRE a deputada federal Jéssica Sales (MDB) falou que aguarda a sua decisão para entrar em campanha com ela.


CONVITE INFORMAL


CONVERSEI ontem com duas figuras de proa do PT, sobre as notas oficiais do diretório municipal de Brasiléia e do diretório regional, com críticas à posição política da prefeita Fernanda Hassem (PT), de não apoiar ninguém do partido. As respostas, foram no mesmo teor: “Foi um convite informal para que deixe o PT, onde não tem mais espaço para ela.” 


PARA NÃO VIRAR VÍTIMA


SEGUNDO estas fontes, a prefeita Fernanda Hassem (PT), assim que terminar a eleição, receberá um pedido para que saia do PT, ou o PT a expulsará. “Só não será feito agora para não lhe tornar uma vítima política”, disseram ao BLOG.


PERSEGUIÇÃO NEGADA


CONVERSEI com a prefeita Fernanda Hassem (PT) que negou perseguição com demissão de petistas da prefeitura que não querem apoiar os seus candidatos, nenhum do PT. Mandou prints em que os exonerados pediram para deixar os cargos de confiança que ocupavam na prefeitura. “Não minto, não persigo ninguém”. Disse que não responderá com uma outra nota para não dar holofotes aos mentores.


ESTÁ IRREDUTÍVEL


PERGUNTEI a assessores mais próximos da senadora Mailza Gomes (PP), que não apareceu até aqui bem nas pesquisas, por qual razão não sai para deputada federal. A resposta foi curta: “Vai para o Senado sem volta, e na campanha vai crescer e entrará na disputa”. E nada mais disse ou foi perguntado. Assunto encerrado.


AVALIAR MUITO BEM


O DEPUTADO FEDERAL Alan Rick (União Brasil), pelo carisma, o belo trabalho parlamentar, teria uma reeleição praticamente segura. Está bem avaliado para o Senado. Mas tem de medir bem o passo a ser dado. Tenho fontes: Não terá o apoio único do governador Gladson. Forças no entorno palaciano trabalham contra isso acontecer. E ele sabe disso.


UM NOME EM POTENCIAL


O TEMOR É QUE o deputado federal Alan Rick (União Brasil), por ser jovem, se elegendo senador, passaria a figurar como um nome ao governo em 2026, o que seria natural.


DEVAGAR COM O ANDOR


É de uma tolice sem tamanho se ficar gastando os neurônios, para discutir candidatura ao governo em 2026. Ninguém sabe ainda quais serão os cenários regional e nacional em 2026. Podem ser completamente diferentes dos atuais. Devagar com o andor, o santo é de barro.


OPINIÃO PESSOAL


POSSO até errar, mas acho difícil. Por tudo o que tenho conversado e ouvido nos bastidores, o Jorge Viana (PT) deverá mesmo ser candidato ao Senado. É o seu foco.


TUDO MUITO NATURAL


É VERDADE que tem recebido pressão de aliados e de populares, mas não acho que será o suficiente para optar por vir a disputar o governo. Estamos perto de saber, as convenções regionais estão só escutando a conversa.


COMO SE NADA ACONTECEU


O CANDIDATO do PSB ao governo, deputado Jenilson Leite (PSB) está trabalhando a sua candidatura como se nada aconteceu com o impasse com o PT; sabe que fora o JV, o PT não tem outro nome para o governo.


ESTICAR O PRAZO


O MDB deve estender a escolha do vice da candidata Mara Rocha (MDB) até o prazo limite das convenções regionais, início de agosto. Até lá, o MDB avaliará nomes.


SONHAR NÃO CUSTA NADA


O EX-DEPUTADO Ney Amorim (PODEMOS) tem dito a amigos que trabalha para ter 40 mil votos na eleição de deputado federal. Sonhar não custa nada. Os tempos são outros, Ney. Sem o glamour do poder, os votos murcham.


OPINIÃO DE UM PROFISSIONAL


OUVI ontem de um dos mais antigos pesquisadores do estado, que acabou o clima da eleição para o governo ser decidida no primeiro turno. O quadro difere de 2018.


ELEIÇÃO COM GRANA


A ELEIÇÃO deste ano terá um componente diferente das disputas anteriores. Com o Fundo Eleitoral, todos os candidatos a deputado estadual e federal terão cotas financeiras para as suas candidaturas, e não têm mais que pirangar apoio de empresários. A grana, cairá direto na conta. Só um perigo: é um recurso altamente fiscalizado.


QUE FESTA!


QUE festa fez o meu fluminense ontem, lotando o Maracanã para a despedida de um dos maiores artilheiros do Brasil, Fred. Ficará marcado na história do clube.


MARCELO BIMBI


QUEM DISPUTARÁ um mandato de deputado federal pelo PODEMOS, é o modelo Marcelo Bimbi. É filho de um mito do Rádio no Acre, o saudoso radialista Estevão Bimbi.


MAS CHEGA NO SEGUNDO TURNO


A TENDÊNCIA natural do governador Gladson é cair nas pesquisas ao longo da campanha, mas em qualquer cenário deve ser um nome presente no segundo turno.


TERÁ QUE ENGOLIR


CASO saia a aliança PSB-PT, o deputado Jenilson Leite (PSB) terá de aturar o ex-deputado federal Sibá Machado (PT) de vice na sua chapa ao governo, se quiser selar o casamento.


QUEM DIRIA!


O QUE é a política! Quem é que diria que o PT poderia ser um mero coadjuvante do PSB na disputa do governo. É a primeira vez nos últimos 20 anos que o PT não terá candidato próprio o governo.


FRASE MARCANTE


“Se desejares admirar o arco-íris, deves suportar a chuva”. François IV.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.