Menu

Junta Comercial registra aumento de 6,5% na abertura de novas empresas no Acre em 2022

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), ligado ao Ministério da Economia, divulgou nesta primeira semana de julho o Relatório de Gestão 2021 do “Reclame ao Drei”, sistema que recebe manifestações de cidadãos e empresas sobre os serviços prestados pelas juntas comerciais do país.

A Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac) é a que menos recebeu manifestações em 2021, com apenas duas ocorrências. Segundo Jurilande Aragão, presidente da Juceac, esse número mostra que o trabalho da autarquia é bem feito e em vários aspectos.

Anúncio

O tempo de abertura de uma empresa, por exemplo, caiu de semanas para 48 horas. “Implementação de ferramentas que facilitam o envio e análise de processos digitais, reduzindo assim o tempo de aprovação de registro no âmbito da Junta Comercial. Além disso, com a implantação do Balcão Único, haverá uma redução significativa nesse tempo de abertura de empresas”, disse Aragão.

Pelos números da Juceac, o acreano mostra cada vez mais natureza empreendedora: cresceu em 6,5% o número de novas empresas no Acre quando comparado o 1º semestre de 2022 com igual período do ano passado.

Vários segmentos tem crescido mas o setor de serviços aparenta muita vitalidade nesta pandemia. Eram 1.913 empresas abertas no 1º semestre de 2021 e em 2022 já são 2.285 -aumento de 19,4%.

As manifestações recebidas pelo “Reclame ao Drei” são encaminhadas às juntas comerciais, que têm até 10 dias úteis para analisar e encaminhar resposta. Esse mecanismo ajuda a sinalizar irregularidades e denunciar serviços mal prestados, visando melhorar o ambiente de negócios.

No País, 2021 foram recebidas e tratadas 845 manifestações (21% a mais que em 2020, quando houve 698 demandas). Desse total, 269 foram respondidas no mesmo dia. Parcela de 94,8% das manifestações foi atendida dentro do prazo.

A Junta Comercial do Estado de São Paulo foi a que mais recebeu demandas: 30,73%. Em seguida, ficaram as juntas comerciais de Minas Gerais (11,35%) e do Rio de Janeiro (8,98%).

O trabalho mostra que 91% das demandas encaminhadas tiveram respostas ótimas (efetivas), 7% resultaram em respostas boas e 2% tiveram respostas ruins (respondidas fora do prazo; não atenderam à demanda; não orientaram e nem solucionaram o problema).

O maior número de questionamentos (18,56%) envolveu “exigências indevidas, descabidas, sem base legal”. Nesses casos, é solicitado pronunciamento à junta comercial, mas o relatório indica que a maioria das situações envolveu assunto já pacificado e normatizado em instruções expedidas pelo Drei. De acordo com o relatório, essa prática procura desonerar o usuário dos custos com os procedimentos revisionais e reduz o prazo para análise, manifestação e arquivamento do ato.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.