Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre é o pior em pesquisa sobre transparência e governança

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre ficou em último lugar no Índice de Transparência e Governança Pública lançado nesta terça-feira, 5, pelo portal de Transparência Internacional – Brasil.


A iniciativa avaliou 84 critérios divididos em oito segmentos, como Marcos Legais, Plataformas, Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Transformação Digital, Comunicação, Participação e Dados Abertos, que são usados para mensurar a integridade dos trabalhos do poder público.

Anúncios


Os 26 Estados e o Distrito Federal passaram pela analise e foram dispostos em um ranking que apresenta uma pontuação de 0 a 100. De acordo com a lista, 5 estados têm classificação “ótima”, 11 e o Distrito Federal têm classificação “bom” e 5 têm classificação “regular”.


Sergipe, Pará e Acre foram classificados como “ruim”, já o Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná estão nas maiores posições. Os cinco estados com piores notas são do Norte e do Nordeste.


Rondônia é um dos únicos lugares do Norte que ficou classificada como “ótimo” e está em 4° lugar. Amazonas está posicionado entre os “regulares”, na 21° posição e o Acre em 26°.



Apenas 30% dos governadores divulgam suas agendas diárias, permitindo que a população acompanhe as reuniões e os temas que estão sendo tratados pelos poderes executivos.


Além disso, nenhum dos estados e distrito federal disponibilizam dados completos sobre incentivos fiscais e uso de emendas parlamentares, uma das áreas de maior risco para corrupção, privilégios e prejuízos aos cofres públicos.


“Um governo aberto e engajado em melhores práticas significa mais monitoramento da sociedade, maior controle de autoridades e mais recursos empregados em saúde, educação, emprego e segurança”, explica a pesquisa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido