Conecte-se agora

Petecão promove audiência pública para discutir reativação do campus da Ufac em Brasileia

Publicado

em

Atendendo a uma demanda da região do Alto Acre, em meio às comemorações dos 112 anos de emancipação política de Brasileia, o senador Sergio Petecão (PSD-AC) promoveu uma audiência pública para discutir a reativação do campus da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O tema foi discutido com vários segmentos da população e contou com a presença de diversas autoridades, de representantes da universidade, além de estudantes que já concluíram o ensino médio e têm grande interesse na concretização do projeto.

O debate ganhou relevância após o gabinete do senador viabilizar a oferta de cursos de nível superior, pela Ufac, nas cidades de Acrelândia e Plácido de Castro e, pelo Ifac, em Santa Rosa do Purus.

Diante da iniciativa, os prefeitos da região do Alto Acre também buscaram apoio para estender o benefício aos seus respectivos municípios.

“Nesta audiência pública, nós já demos um passo importante, já existe um núcleo da Ufac aqui na região, que não oferece nenhum curso. Então, nós vamos buscar os recursos para dotar a universidade das condições necessárias para se estabelecer aqui essa oferta de cursos também. Estamos encaminhando à Ufac as sugestões e propostas que foram colhidas aqui e esperamos para breve uma definição da instituição sobre essa demanda”, declarou Petecão.

Segundo o vice-reitor da Ufac, professor Josimar Ferreira, que na ocasião representou a reitora Guida Aquino, “De imediato, já saímos com uma nova proposta daqui, que é trabalhar no sentido de oferecer um curso de engenharia agrícola. Vamos depender de uma ação de toda a nossa bancada federal, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Economia. Agora nós vamos levar à mesa da reitoria tudo o que foi discutido aqui para dar os encaminhamentos”, explicou.

A deputada federal Wanda Milani (Pros) parabenizou a iniciativa e disse ser louvável a atitude em convocar a audiência.

“Fizemos aqui um compromisso de, conjuntamente com os demais integrantes da bancada federal do Acre, buscar em Brasília as condições para reestruturar o campus da Ufac aqui de Brasileia e conseguir iniciar, o mais breve possível, a oferta de ao menos um curso para essa região, suprindo assim essa carência de formação de mão de obra especializada que nosso estado tanto precisa”, defendeu.

Durante os últimos 3 anos, o senador Petecão já destinou à Ufac cerca de R$ 3,5 milhões em emendas, que possibilitaram a reforma e ampliação do restaurante universitário de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul, aquisição de equipamentos e veículos para a instituição, o custeio de cursos oferecidos no interior do estado, além de outras obras que fortalecem o ensino superior do Acre.

“Como coordenador da bancada federal do Acre, eu me sinto no dever de abraçar essa causa. Investir na educação é uma das alternativas para o desenvolvimento desses municípios”, enfatizou Petecão.

Todos os anos, centenas de jovens que concluem o ensino médio nos municípios do Alto Acre são forçados a parar de estudar por não terem nenhuma opção de curso de nível superior pela qual possam obter uma formação acadêmica. Diante do problema, a população desses municípios tem cobrado das autoridades a oferta de cursos superiores alinhados com a vocação econômica da região.

Além da deputada federal Wanda Milani (PROS) e do vice-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Josimar Ferreira, também compareceram à audiência a prefeita de Brasileia, Fernanda Assem (PT); o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos e representantes da sociedade civil.

Cotidiano

Troca de equipamento deixa órgãos da Prefeitura de Rio Branco sem sinal de internet até 14 de agosto

Publicado

em

O sistema de comunicação da Prefeitura de Rio Branco ficará fora do ar para troca de equipamentos da Rede Metropolitana Prefeitura Digital, que mantém o sinal de internet nos órgãos do município.

A previsão é que a troca esteja completa dia 14 de agosto, às 20 horas.

Além da sede da prefeitura,várias secretarias, como Saúde, Infraestrutura, Educação e outras estarão sem internet. Creches, unidades de saúde e escolas também estarão afetadas total ou parcialmente.

O informe foi repassado a todos os órgãos da Prefeitura de Rio Branco por Neiva Tessinari, secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação.

Continuar lendo

Cotidiano

Colisão entre caminhonete e moto deixa uma pessoa ferida na Avenida Ceará

Publicado

em

Uma colisão entre uma caminhonete S10, da Secretaria Especial da Saúde Indígena-SESAI, de cor branca, placa QAK-9D67 e uma motocicleta modelo Yamaha YBR, de cor preta, placa MZU-5J93, deixou Clara Cristina Franco de Lima, de 20 anos, ferida na noite desta sexta-feira, 12, no cruzamento da rua Pernambuco com a avenida Ceará, em Rio Branco.

Segundo a polícia, o motorista da caminhonete que trafegava no sentido bairro-centro, estava parado no semáforo e quando o sinal abriu, o condutor ao tentar cruzar a Avenida Ceará, colidiu com o casal que trafegava na motocicleta Yamaha no sentido centro-bairro que avançou o sinal vermelho. Com impacto, o casal foi arremessado sobre o solo e Clara sofreu uma leve laceração exposta na perna direita. Já o motociclista sofreu apenas escoriações. O motorista permaneceu no local.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Clara ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

Policiais Militares do Batalhão de Trânsito, estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos de perícia.

Continuar lendo

Cotidiano

Centro de Idiomas da Ufac oferece cursos presenciais de inglês e francês

Publicado

em

O Centro de Idiomas da Universidade Federal do Acre (Ufac) está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto, para novas turmas de cursos presenciais e gratuitos.

Serão 15 cursos de Língua Inglesa, 7 francesa e 1 de Escrita Acadêmica em Língua Portuguesa, destinados às comunidades interna e externa, com início para a segunda quinzena de agosto.

Para participar é preciso ter idade igual ou superior a 15 anos e se matricular na secretaria do Centro de Idiomas, portando cópias de RG, comprovante de endereço e carteira de vacinação constando o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) contra covid-19.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, dispondo de cadastro de reserva para casos de desistências. Para quem já é aluno, o período para rematrícula presencial será de 4 a 5 de agosto.

A sala do Centro de Idiomas está localizada no bloco Wanderley Dantas, número 6, campus-sede da Ufac. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 14h às 17h30 e das 19h às 20h.

Antes de se inscrever, é recomendado realizar o teste on-line para verificar o nível de conhecimento da língua inglesa e francesa.

Mais informações podem ser consultadas no e-mail [email protected] ou pelo site idiomasufac.com.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura deve remover 50 toneladas de entulho do loteamento Bom Sucesso

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade – SMCCI, executa nesta sexta-feira, 12, a oitava edição do megamutirão de limpeza geral no Loteamento Bom Sucesso.

A expectativa é remover aproximadamente mais de 50 toneladas de resíduos.

São feitos trabalhos de limpeza geral como: capinagem, roçagem, retirada de entulhos, raspagem, varrição, desobstrução de bueiros e caixas coletoras de esgoto.

O megamutirão conta com reforço de todas as máquinas e trabalhadores da SMCCI, no total são mais de 400 homens e mais de 100 máquinas e equipamentos, como: caçambas, retroescavadeiras, caminhões, tratores e carros de apoio.

As ações fazem parte do programa: “Cidade Limpa, Povo Desenvolvido”, que tem o objetivo de levar serviços de limpeza a todos os bairros da capital acreana, praças e espaços públicos, proporcionando melhor qualidade de vida à população.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!