Menu

Ministério da Agricultura define semeadura da soja no Acre para próxima safra

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União os calendários de semeadura de soja referente à safra 2022/2023 para fins de atendimento ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja – Phakopsora pachyrhizi (PNCFS).

No Acre, o calendário estabelecido é de 21 de setembro de 2022 a 8 de fevereiro de 2023.

Anúncio

Até algum tempo o Estado não era citado nessas publicações mas a cultura da soja cresceu muito nos últimos anos no Acre e a perspectiva é de que avance ainda mais.

Segundo a Embrapa, a ferrugem-asiática da soja foi identificada pela primeira vez no Brasil em 2001, e a partir de então é monitorada e pesquisada por vários centros públicos e privados. Segundo o Consórcio Antiferrugem, essa doença, considerada a mais severa da cultura, podendo causar perdas de até 90% de produtividade se não controlada.

As estratégias de manejo da doença são: a ausência da semeadura de soja e a eliminação de plantas voluntárias na entressafra por meio do vazio sanitário para redução do inóculo do fungo, a utilização de cultivares de ciclo precoce e semeaduras no início da época recomendada como estratégia de escape da doença e a utilização de fungicidas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.