Menu

Com apenas 4 vagas, odontólogos repudiam concurso da Sesacre: “fora da realidade”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Regional de Odontologia no Acre (CRO/AC) emitiu uma nota de repúdio contra o edital lançado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) para concurso com 622 vagas para diversas áreas da saúde. A entidade reclama o baixo número de vagas ofertados. São apenas 4 vagas divididas entre Feijó, Porto Walter e Plácido de Castro.

Para os profissionais, os moldes como foi posta a abertura de concurso público para provimento de vagas de cargos na SESACRE está totalmente descolado da atual realidade da saúde bucal no estado. “Desconsidera, inclusive, a necessidade urgente de contratação de cirurgiões-dentistas e auxiliares para garantir um eficaz atendimento à população e, principalmente, o grande número de vacância nos cargos de dentistas e auxiliares ao longo dos últimos anos”, afirmam.

Anúncio

De acordo com os odontólogos, não se trata de simplesmente ofertar vagas, mas sim de, pelo ao menos, manter o serviço de Odontologia funcionando no Acre, diante do quadro defasado de profissionais. “A saúde bucal é parte integrante e indissociável da saúde da população. Um estado que não valoriza o atendimento odontológico está, indiretamente, contribuindo para a piora dos índices dos usuários do SUS”.

O CRO/AC ainda garante que, juntamente com as demais entidades da Odontologia do estado, tomará as medidas cabíveis para que o estado do Acre não reduza e/ou precarize o atendimento odontológico.

Nessa segunda-feira, 27, a secretária estadual de Saúde, Paula Mariano, afirmou que o concurso foi aberto pensando na disponibilidade de vagas e necessidades profissionais das unidades.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.