Menu

Pesquisar
Close this search box.

Professor de Engenharia Mecânica dá dicas para economizar combustível

Middle age man filling gasoline fuel in car holding nozzle
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nos últimos meses, o preço do diesel e da gasolina tem pesado no bolso dos brasileiros. Atualmente, o valor dos combustíveis já passa dos R$ 8 em boa parte dos estados do país, conforme apontou boletim da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado na última sexta-feira. Para evitar gastos maiores no dia a dia, os motoristas buscam diferentes técnicas, muitas delas não têm efeito de fato, como deixar o carro em ponto morto.


Conforme explica o engenheiro e professor do departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade Unime José Augusto Junior, além de comprometer a segurança dos ocupantes do automóvel, isso não gera economia. “O ponto morto não gera nenhuma redução no consumo de combustível. A prática, além de não contribuir para o bolso, pode acarretar outros problemas. O carro fica mais instável e inseguro, pois tal ação não irá permitir a utilização do freio motor”.

Anúncios


Um dos caminhos para evitar que o veículo consuma combustível além do desejado é cuidar da saúde do automóvel por meio das revisões periódicas. “Checar sempre as velas, filtro, alinhamento e calibragem dos pneus e abastecer em postos de confiança ajudam na economia de gasolina”, aconselha o professor. 


Durante a viagem, José Augusto indica que a troca de marcha no tempo correto é um dos pontos a serem observados para o bom funcionamento do veículo. “Ao usar o câmbio não há necessidade de ‘esticar’ a marcha. No manual do carro existe uma tabela que informa a velocidade adequada para a utilização de cada marcha”, conta.


O professor destaca, ainda, outros pontos para você economizar combustível.


Confira abaixo:

Dirija de forma prudente: dirigir o carro como se você estivesse num filme de corrida aumenta muito o consumo de combustível, além de ser perigoso para todos à sua volta. Por isso, evite ultrapassagens perigosas, acelere sempre de maneira suave e progressiva conforme o veículo aumenta a velocidade.


Ar-condicionado só quando necessário: quanto mais tempo com o ar-condicionado ligado, mais combustível será gasto, em torno de 10% a mais que o normal. 


Calibre os pneus regularmente: os pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível.


Confira regularmente a geometria da suspenção do seu veículo: outro aspecto que envolve pneus e rodas, e que pode ajudar a diminuir ou elevar o consumo de combustível, é a geometria das rodas fora dos valores de referência recomendados. Rodas desalinhadas provocam um aumento excessivo do atrito entre os pneus e a pista de rolamento, o que demanda maior energia durante o deslocamento, uma dificuldade maior para o carro se locomover, pois as rodas se arrastam. Isso diminui a vida útil dos pneus, aumenta o risco de acidentes e o consumo de combustível.


Evite acessórios desnecessários: eles podem aumentar seu consumo com combustível. Esses acessórios que alteram as características originais do veículo provocam mais resistência contra o ar, prejudicando a aerodinâmica e aumentando o consumo final.


Combustível de qualidade: sempre abasteça em postos de confiança e caso note diferença de desempenho ou trepidações excessivas em marcha lenta logo após abastecer seu veículo leve-o imediatamente ao seu mecânico de confiança e o informe do ocorrido.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido