Conecte-se agora

Prefeitura de Brasiléia realiza II Edição do Sabad’Arte

Publicado

em

A prefeitura de Brasiléia, através das secretarias de Cultura e de Educação, promoveu neste sábado, 25, a segunda edição do  SabadArte em ritmo de festa junina. 

A prefeita Fernanda Hassem prestigiou o evento, que contou com apresentação de quadrilhas, escolha dos reis , rainhas e princesas das escolas, danças de carimbó e show com Rogerlan e banda. 

A quadrilha convidada, Matutos na Roça, vinda de Rio Branco, ajudou a brilhar na noite. 

A mãe do estudante Artur Reis, que  estuda o 2ª ano na escola Rui Lino, não escondeu a alegria pelo filho que ganhou o título de rei. “Estou muito feliz, foi a primeira vez que o Artur participou do desfile, veio ansioso para participar e ainda ganhou um bom prêmio em dinheiro”, disse.

Elizete Braga, gestora da escola “Os Pastorinhos”, falou da participação da escola no SabadArte Junino com a dança do carimbó.“É uma satisfação trazer as nossas crianças para participarem dessa atividade cultural, promovida pela prefeitura de Brasiléia, incentivando a cultura e  os talentos. As crianças ficam felizes em participar desse tipo de apresentação, só tenho que agradecer”. 

A prefeita Fernanda Hassem destaca o sucesso do SabadArte “A praça está linda, as famílias  de Brasiléia,  Epitaciolândia e Cobija vieram pra cá prestigiar o Sabad Arte, trouxeram seus filhos para se divertir no nosso parque pequeno príncipe,  quero agradecer as nossas escolas municipais que acreditaram no projeto, essa atividade faz parte da programação do aniversário da cidade, a praça toda  revitalizada ,onde  construímos novos brinquedos para as crianças. Estou muito feliz e com o coração grato”, ressaltou.

Destaque 7

Empresário articula exportação de carnes do Acre para o Peru e importação de hortifrutis

Publicado

em

Jornalista Mayra Calaqua entrevista Paulo Santoyo na sucursal da revista Porcinews em Lima

O engenheiro de alimentos Paulo Eduardo Santoyo, sócio-proprietário das indústrias Dom Porquito e Acreaves, está na capa da revista Porcinews, publicação trilíngue (português, espanhol e inglês) do grupo Agrinews com sede em Barcelona, na Espanha.

Em sua edição eletrônica do dia 21 de julho e no seu canal do Youtube, a revista publica sua entrevista concedida em Lima, no Peru, onde Santoyo está solicitando autorização para exportar carne suína e bovina do Acre.

O empresário destaca os movimentos que vem adotando para consolidar um intercâmbio comercial entre as regiões Norte do Brasil e da Bolívia com a região Leste do Peru envolvendo os negócios de carnes, pescados e hortifruti.

Trata-se de uma solução bem promissora para gerar novos postos de trabalho na agricultura familiar na zona rural da Amazônia peruana e abrir um novo mercado para a exportação de carnes de Mato Grosso, Rondônia e Acre pela rodovia Transoceânica.

A iniciativa não é nova, já foi planejada e até iniciada de forma improvisada através dos governos do Acre e do Departamento de Ucayalli, mas pode-se dizer que pela primeira vez a proposta é executada por uma liderança do setor privado.

Com mais de 30 anos de experiência na indústria de alimentos, Paulo Santoyo é expert neste segmento e está se movimentando com muita persistência para consolidar este projeto ampliando o mercado da carne acreana e estreitando os laços comerciais com o país vizinho.

Santoyo só está aguardando uma autorização do governo peruano para iniciar o comércio de carne suína da Dom Porquito para a fabricação de linguiça no Peru e carne bovina através da Fisacre a preço mais competitivo do que a carne que os peruanos importam da Argentina e até do Canadá.

Tudo isso sem competir com a carne produzida pelos pequenos produtores familiares da zona rural peruana, já que eles vendem apenas carcaça de suínos e a Dom Porquito fornecerá cortes especiais como costela, paleta, bacon, bondiola e presunto.

“É válido ressaltar que esses cortes não concorrem com a produção da agricultura familiar, ou seja, são insumos necessários para a produção de linguiças e outros produtos que poderiam ser exportados pelo Peru. Pode-se afirmar que a entrada destes produtos do Acre ao Peru seria mais uma oportunidade para estimular o fluxo comercial pela Interoceânica e aproveitar o frete para os produtos que pudessem entrar do Peru para o Brasil”, observa Santoyo.

Ele lembra que o Estado do Acre é um grande produtor de carne suína e de aves, exportando quase tudo que produz, enquanto importa todo alimento que consome, tanto industrializados como vegetais, de São Paulo.

“Os alimentos percorrem mais de 3 mil km de São Paulo ao Acre enquanto Porto Maldonado está a apenas 576 km de Rio Branco. Uma oportunidade comercial que vem sendo negligenciada pelos dois países”, afirma.

Nesse sentido, o Peru terá um novo mercado para exportação de produtos como alho, cebola, tomate, azeitona, grãos andinos (quinoa), queijos, bebidas (pisco e vinho) e artesanatos destinados ao Acre e até Rondônia e Mato Grosso, estados vizinhos e que correspondem a mais de 7 milhões de habitantes.

“A Interoceânica em seu trecho 5 percorre as regiões de Arequipa, Moquegua e Puno e em seu trecho 1 as regiões de Ica, Ayacucho, Apurímac e Cusco que (com exceção de Ica) são regiões onde se desenvolve a agricultura familiar. Esses produtores peruanos têm uma oportunidade de mercado no Brasil , que pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar e uma injeção de recursos para essas famílias”.

Em suma, para atingir este objetivo, é necessário o apoio de aliados estratégicos da área estatal, além do setor privado peruano para apoio no planejamento, organização e logística que permitam o acesso ao mercado .

“Pode-se afirmar que a entrada de produtos do Brasil para o Peru seria mais uma oportunidade para dinamizar o fluxo comercial pela Interoceânica e aproveitar o frete para os produtos que pudessem entrar do Peru para o Brasil”, conclui.

Continuar lendo

Destaque 7

Veja as fotos produzidas por Sérgio Vale na 2ª noite da ExpoAcre 2022

Publicado

em

Continuar lendo

Destaque 7

Confira a galeria de fotos da 1ª noite da ExpoAcre 2022

Publicado

em

A primeira noite de feira agropecuária na Expoacre 2022 recebeu uma movimentação tranquila, sem registro de confusões e bastante policiamento. O fotojornalista do ac24horas, Sérgio Vale, registrou os principais momentos da noite deste sábado, 30, no Parque de Exposições Wildy Viana.

Veja as imagens:

Continuar lendo

Destaque 7

Progressistas definirá nomes de candidatos no dia 5 de agosto

Publicado

em

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

CONVENÇÃO ESTADUAL PROGRESSISTAS

O Presidente da Comissão Provisória do Progressistas no Acre, Gladson de Lima Cameli, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os membros da Comissão Provisória e todos os demais filiados para comparecerem à Convenção Estadual do PP, a ser realizada no dia 05 de  agosto de 2022, com início às 17 horas, a realizar-se no Ginásio do SESC Bosque, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 2.473, bairro Bosque, em Rio Branco-AC, a fim de deliberarem acerca da seguinte Ordem do Dia:

  1. Escolha dos candidatos do Progressistas – AC aos cargos de Governador, Vice-Governador e Senador e respectivos suplentes, nas eleições majoritárias do próximo dia 02 de outubro de 2022;
  2. Escolha dos candidatos do Progressistas – AC aos cargos de Deputado Federal e Deputado Estadual, nas eleições proporcionais do próximo dia 02 de outubro de 2022;
  3. Deliberação sobre propostas de coligações com outras agremiações partidárias para a eleição majoritária;
  4. Sorteio dos respectivos números para os candidatos;
  5. Designação de delegados partidários e/ou representantes da coligação;
  6. Outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.

Rio Branco – AC, 26 de julho de 2022.

 

Gladson de Lima Cameli
Presidente da Comissão Provisória

 

 

 

 

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!