Menu

Lotes de losartana de Rio Branco não estão incluídos na lista de recolhimento da Anvisa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na última quinta-feira, 23 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e interdição de diversos lotes do medicamento losartana.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), os remédios disponíveis nas unidades de saúde municipal não estão incluídos nas listas, portanto, não precisarão passar por esta solicitação.

Publicidade

“A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco informa à população que os lotes do medicamento Losartana 50mg que está sendo dispensado em nossas unidades de saúde NÃO estão incluídos nessas listas e, portanto, não serão recolhidos e nem interditados” diz o comunicado.


Usados para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca, foram identificados nos medicamentos que devem ser recolhidos, a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.


A agência alerta que qualquer decisão deve ser conversado com o médico, e depois das orientações, caso seja necessário realizar a troca, o paciente precisa entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório que fabrica a losartana para se informar sobre a ação.


Ainda de acordo com a Anvisa, todas as pessoas que utilizam o remédio não devem interromper o seu tratamento.


“A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o medicamento pode trazer riscos para a saúde do paciente”, destaca.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido