Menu

Com expectativa de grande público, Xapuri abre sua 1ª feira agropecuária nesta sexta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um evento que tem a pretensão de marcar história na cidade, assim como um lugar de evidência no calendário de eventos do estado, a Xapuri Rural Show será aberta nesta sexta-feira (24) com uma programação repleta de eventos culturais e esportivos, mas com destaque para os balcões de negócios.


Voltada para o protagonismo rural e empresarial, a feira será desenvolvida até o próximo domingo (26), com exposições de produtos agrícolas e pecuários, além de atrações como o rodeio, com a escolha da rainha do evento, shows musicais para cada um dos três dias e competições esportivas.

Publicidade

A Xapuri Rural Show é organizada pelo Sindicato Patronal Rural do município, mas conta com parceiros, como o governo do estado, por meio de vária secretarias, além das prefeituras de Xapuri e de Epitaciolândia, e outras entidades como a Faeac, Fieac, Senar, Sebrae, Embrapa, Sicredi e Federacre.


Para o consultor do Sebrae, Cloves Consoli, um dos que estiveram à frente do planejamento do evento junto com o Sindicato Rural, afirma que a feira tem o objetivo de fortalecer as atividades voltadas para o agronegócio no município, que possui a sua maior movimentação financeira dependente do contracheque.


“Nós vamos fazer uma feira que terá cerca de 30 estandes para expor tudo o que for relacionado ao agro e fomentar essa atividade. A ideia é trazer um dinheiro novo para Xapuri, que hoje tem o seu maior movimento financeiro baseado nos entes públicos, a chamada economia do contracheque, disse.


A presidente do Sindicato Patronal Rural de Xapuri, Audilena Novais, diz que a realização do evento é uma oportunidade de incentivar o setor que em Xapuri até pouco tempo consistia apenas na pequena agricultura de subsistência, mas que atualmente já se dedica a plantações de milho em escala comercial, por exemplo.


“Nossa expectativa é dar um choque nessa atividade e alavancar esse importante setor da nossa economia. Essa feira é para mostrar que, organizados, nós podemos muito. O evento não é voltado apenas para o público de Xapuri, mas para as demais cidades do estado, principalmente as da regional do Alto Acre”, afirmou.


Já o produtor Carlos Novais, um pecuarista tradicional que há algum passou a se dedicar à agricultura, por meio do cultivo de milho, afirma que o evento pode contribuir para firmar na consciência de produtores locais que é possível alavancar a economia do município por meio da agricultura e da pecuária.


“O grande objetivo é fortalecer cada vez mais essa atividade, unindo as ideias com grandes parceiros, pois sozinho a gente não constrói nada. É um caminho sem volta, o embrião já está se desenvolvendo por meio do sindicato que estava adormecido, mas agora retoma as suas atividades”, pontuou.


A programação da 1ª Xapuri Rural Show tem começo previsto para às 13 horas desta sexta-feira com a Cavalgada, mas a abertura oficial será às 17 horas, com o início do concurso Rainha do Rodeio, que será seguido da realização do Rodeio, com fechamento no show do cantor Vinny Rodrigues.


Confira a programação na íntegra:


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido