Menu

Velas, promessas e rezas marcam retorno da procissão de Corpus Christi em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale


Após dois anos sem ser realizada devido à pandemia de Covid-19, a tradicional procissão de Corpus Christi ocorreu novamente na noite desta quinta-feira, 16, percorrendo as principais ruas do centro da capital com milhares de fiéis católicos.

Publicidade

Com velas, terços e imagens da Nossa Senhora de Nazaré – simbolizando a mãe de Jesus Cristo, cerca de 43 paróquias percorreram a procissão cantando cânticos religiosos e realizando orações. No meio do trajeto, a igreja organizou 8 paradas – simbolizando altares do Reino de Deus – onde os fiéis faziam suas preces.


Dona Maria Raimunda Do Carmo, da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, disse que sua presença na procissão é para pagar uma promessa realizada em 202, em decorrência de saúde. “Eu estava enferma, caída e Deus me curou. Uma doença que os médicos não tinham muita esperança, mas tive fé e alcancei a graça”, revelou.


A comemoração de Corpus Christi acontece sessenta dias após o domingo de Páscoa (ressurreição de Jesus Cristo) ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade (um só Deus na forma do Pai, Filho e Espírito Santo). A celebração é marcada por missa e festa na comunidade e principalmente, pela procissão.


De acordo com o padre Jairo Coelho, a procissão representa a presença de Deus em meio aos seus fiéis. “A profissão é caminhar juntos, onde a igreja está juntos. Nela, caminhamos com Cristo nas ruas e Deus intercede por nós”, comentou.


Já a católica Eduarda Mendes de Souza, 49 anos, da paróquia Cristo Libertador, enalteceu a diminuição das mortes ocasionadas pela Covid-19 e o retorno da festa de Corpus Christi. Segundo ela, a comemoração fez falta nos últimos 2 anos aos católicos. “Graças a Deus podemos voltar a estar reunidos na procissão de Corpus Christi que é uma dádiva de Deus”, ressaltou.


Significado de Corpus Christi

O Corpus Christi é uma expressão em latim que significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi está ligada à Igreja Católica e celebra o Santíssimo Sacramento da Eucaristia (uma homenagem ao sacrifício de Jesus Cristo feito por toda a humanidade; representação e celebração do seu corpo e sangue).


A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 8 de setembro de 1264. Na época, chegou ao Papa a informação de que a freira Juliana de Mont Cornillon da diocese de Liège, na Bélgica, recebia visões de Jesus lhe pedindo uma festa litúrgica anual em honra à Sagrada Eucaristia.


Fotos de Sérgio Vale:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido