Menu

Pesquisar
Close this search box.

No Acre, atuação da Justiça Eleitoral é exemplar

Em tempo algum, desde que a urna eletrônica foi criada, partidos e candidatos duvidaram ou questionaram a integridade das urnas eletrônicas, da Justiça Eleitoral ou da atuação dos seus integrantes no Acre. Das comarcas do interior ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mesmo nos municípios isolados como Santa Rosa e Jordão. Aliás, o zelo da Justiça Eleitoral em todo o processo eleitoral sempre foi e é exemplar.


Não há registros de fraudes, apesar de problemas apresentados em algumas urnas no dia da eleição, sendo imediatamente substituídas por outras sem prejuízo nenhum para a eleição, candidatos ou partidos. Os resultados sempre foram confiáveis e aceitos pelo conjunto da sociedade, mas, principalmente, pelos participantes do processo democrático.


Vale ressaltar a ação rigorosa e a aplicação da lei contra fraudes, compras de votos ou abusos de poder político e econômico. Dos eleitos em 2018, um deputado federal e dois deputados estaduais perderam seus mandatos por práticas de crimes eleitorais. Recentemente a Polícia Federal, por determinação da justiça eleitoral, realizou operação no município de Tarauacá por suspeita de crimes nas eleições para prefeito em 2020. Nas eleições deste ano a tarefa da Justiça Eleitoral será mais árdua ainda: Defender e consolidar sua própria integridade, além de fiscalizar e punir os que cometem crimes contra a democracia.


“Os amadores fizeram a Arca de Noé, os profissionais construíram o Titanic”. (Ana Maria B.)


. Muita, mas muita coisa mesmo poderá acontecer até as convenções partidárias; mais ainda:


. Até o dia da eleição!


. O que é pode não ser, o que não é pode vir a ser.


. Esse medo do presidente Bolsonaro (PL) de perder a eleição para o Lula já está enchendo o saco.


. Como pode?!


. Depois de 25 anos de eleições em urnas eletrônicas, alguns militares vieram questionar a integridade delas.


. Antes, faziam o quê mesmo?!


. Eleição é eleição, tem que ser decidida no voto!


. Ah! Mais o STF…


. Esqueçam STF, é no voto! Tem que ter votos!


. Sem votos, nem mesmo o papa se elege no Vaticano.


. As comarcas eleitorais, Ministério Público e Polícia Federal precisam redobrar a atenção contra o uso e abuso das prefeituras em favor de candidatos, principalmente dos parentes dos candidatos.


. Sempre haverá um crime a ser cometido.


. De uma simples passagem, nota de gasolina ou mesmo o uso de equipamentos e máquinas da prefeitura em favor de particulares, grupos ou comunidade em troca do voto.


. Não é republicano!


. Quer dizer que só poderá ir a Marcha para Jesus quem for votar no presidente Jair Bolsonaro?


. Meu Deus! Meu Deus!


. Bom dia!