Categories: Cotidiano Notícias

Energisa reforça cuidados com energia elétrica durante festejos juninos

Published by
Leônidas Badaró

Chegou o mês mais aguardado pelos acreanos. Após dois anos seguidos sem poder comemorar o São João “como manda o figurino”, famílias inteiras já estão em contagem regressiva para a retomada da festa este ano. Mas, para que todos os “arraiás” sejam aproveitados com segurança, é importante manter atenção redobrada com a rede elétrica.


“Nossas equipes estão sempre de prontidão para atender todas as ocorrências, graves ou não. Mas, para nós, é muito mais importante estar próximo aos clientes, mostrando a importância de ações preventivas e seguras. Por isso, estamos sempre compartilhando informações sobre o assunto e nos colocando à disposição para solucionar qualquer demanda que envolva energia elétrica”, reforça o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Marcelo Martins.


Para tornar os festejos juninos mais seguros, Marcelo reforça que é preciso se atentar às instalações elétricas e evitar o uso de extensões e benjamins de forma permanente, caso a comemoração seja realizada em casa. “Ao escolher os locais que ganharão a decoração temática é necessário, também, respeitar os pontos de energia. Os bocais de lâmpadas, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios”, alerta o coordenador de Segurança.


E mais: nunca se deve manusear equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados. “A princípio, essa dica pode parecer óbvia, mas é muito comum as pessoas saírem da piscina, descalças e, com o corpo molhado, buscarem uma bebida gelada no freezer, ou aumentar o som, por exemplo”, complementa.


Se for decorar a frente da casa com bandeirinhas, a recomendação é colocar longe de postes. “Também é importante evitar amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas e substituir os enfeites de metais por adereços de materiais isolantes, como borracha e silicone, por exemplo, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede”, explica Marcelo.


Para quem não abre mão de soltar fogos de artifício, a recomendação é manter distância de fios elétricos e evitar apontar na direção de postes e condutores de energia, para que não atinjam a rede elétrica e causem curtos-circuitos e faltas de energia na localidade.


No caso da fogueira, os clientes nunca devem acender fogueira abaixo da rede elétrica ou próxima da mesma (manter uma distância segura), uma vez que o fogo ou o calor em excesso podem danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia.


Quanto aos balões, a recomendação da Energisa é que sejam evitados, afinal, além de crime, o seu uso pode causar grandes acidentes, principalmente se caírem dentro de subestações, sobre redes elétricas ou locais (faixa de servidão), onde as redes de distribuição ou transmissão estão instaladas.


Choques elétricos

Marcelo Martins orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a concessionária pelo telefone 0800 647 7196 para que seja feito o desligamento da energia.


Em resumo

– Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede elétrica;


– Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua. Elas devem ficar distantes da fiação;


– Ligação clandestina é crime e coloca a vida de pessoas em perigo;


– Não monte arraiais próximo à rede de energia;


– Ligações provisórias para o São João devem ser solicitadas à Energisa;


– Não solte balões. Eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações;


– Estruturas metálicas devem estar devidamente aterradas;


– Nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos com o corpo molhado.


Com informações da assessoria da Energisa/Acre.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

MEI tem até esta sexta-feira prazo para entregar declaração anual

Os microempreendedores individuais (MEI) têm até esta sexta-feira (31) para acertarem as contas com o…

31/05/2024

Ao vivo, Bacci descobre tragédia com a família e abandona ‘Cidade Alerta’

Na noite da última quinta-feira (30), quem assistia ao Cidade Alerta percebeu que o apresentador…

31/05/2024

VÍDEO: Jogador Marcelo se irrita e pede para não ser tocado por fã; veja

Luan Fernandes, um torcedor do Fluminense, teve uma péssima experiência ao conhecer pessoalmente o lateral-esquerdo…

31/05/2024

Após briga, web resgata encontro de Luana Piovani e Neymar: ‘Gente boa’

Luana Piovani e Neymar estão trocando farpas nas redes sociais nesta semana. Em meio à…

31/05/2024

Bebê quebra clavícula durante o parto e mãe acusa médico de negligência

Um bebê quebrou a clavícula durante o parto na "maternidade de lona", onde funciona a…

31/05/2024

Jornalista cai de predio ao fugir de astrólogo que o extorquia

Um jornalista amazonense, que é repórter da CNN Brasil em Brasília, caiu do 3° andar…

31/05/2024