Categories: Notícias Política

Além do PS, Síndrome Gripal e Respiratória lotam UPAs e Uraps em Rio Branco

Published by
Leônidas Badaró

Os casos de síndrome gripal não estão afetando apenas o atendimento no pronto-socorro de Rio Branco. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades básicas também estão apresentando considerável aumento de pais com seus filhos em busca de atendimento médico.


A reportagem do ac24horas percorreu algumas das principais unidades de saúde da capital e constatou quase todas lotadas e a reclamação da demora de atendimento por parte dos usuários. Na UPA da


Sobral, por exemplo, em maio, cerca de 31 crianças com síndrome gripal foram atendidas em todo o mês. Mesmo sem ter números definidos e ainda nem ter chegado na metade de junho, o aumento é perceptível. “Considerando que hoje ainda são 13 e mesmo hoje à tarde nós estando com quatro clínicos, a gente percebe que a procura por atendimento pediátrico é muito grande e a grande maioria é de crianças com síndrome gripal”, diz Simone Prado, gerente da UPA da Sobral. A unidade voltou a registrar um caso de Covid-19.



Já na UPA do 2º Distrito, a história se repete. De acordo com Uálison Pontes, gerente de enfermagem da unidade de saúde, o aumento é considerável nos últimos dias. “A gente viu que o fluxo aumentou muito e em alguns momentos a pediatria apresentou super lotação com os leitos lotados. Aqui nós recebemos pacientes de baixa e média complexidade”. Nesta segunda-feira, a UPA tinha apenas 4 leitos desocupados dos 14 existentes. Por conta do aumento dos casos, já uma previsão de aumento de leitos pediátricos.


O aumento dos casos de Síndrome Respiratória provocou o crescimento no número de pais em busca de vacina contra a Covid-19 para as crianças. Na URAP Maria Barroso, localizada na região da Sobral, a procura pela imunização estava muito baixa. Com os recentes casos, aumentou bastante a procura, como informa a coordenadora Heloise Almeida. “Isso serviu de alerta para os pais de que eles precisam estarem vacinando seus filhos. Estamos tendo uma grande procura pela vacinação.


Apesar de ainda não ser nada alarmante, a unidade, que realiza testes de Covid-19 apresentou o registro de novos casos. Desde março, a unidade não tinha realizado nenhum teste positivo. Já neste mês de junho foram realizados 90 exames, onde 6 foram positivos para a Covid-19.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Polícia prende empresário apontado como um dos maiores desmatadores do Pará

O empresário madeireiro Gustavo Schulz apontado pela polícia como um dos maiores desmatadores do Pará…

27/04/2024

Suspeita de ajudar ex-fugitivos acreanos de Mossoró é presa no Ceará

Uma mulher de 21 anos, suspeita de ter ajudado os ex-fugitivos da Penitenciária Federal de…

27/04/2024

Temendo novas punições, Jovem Pan faz mudança drástica em linha editorial

A Jovem Pan segue passando por alterações e, agora, parece que a mudança será drástica.…

27/04/2024

Gladson criará secretaria para Velloso e diz que união entre Bocalom e Alysson é “lógica”

O governador do Acre Gladson Cameli (PP) anunciou neste sábado (27) que o deputado-federal Eduardo…

27/04/2024

Helicóptero militar de ajuda comunitária cai na Amazônia e oito tripulantes morrem

Oito tripulantes, incluindo três civis, morreram na queda de um helicóptero militar na última quinta-feira…

27/04/2024

Gladson promete construir gabinete na Cidade do Povo: “volta da presença do Estado”

O governador Gladson Cameli disse neste sábado (27), que pretende construir o gabinete oficial do…

27/04/2024