Menu

Governo anuncia comitê emergencial para apurar surto que matou 9 crianças no Acre

Foto: Secom/governo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre decidiu neste domingo (12) pela criação de um comitê emergencial para acompanhar o surto dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que acometeu crianças no estado e resultou em quase uma dezena de mortes.

De acordo com publicação da estatal Agência de Notícias do Acre, além de membros do Estado, a proposta é de que representantes de outras instituições integrem a comissão.

Anúncio

“O governo do Estado é o principal interessado em saber o que realmente aconteceu e a prova disso é a criação deste comitê. Queremos o acompanhamento de outros órgãos para trabalharmos de maneira transparente e esclarecer os fatos à sociedade”, afirmou o secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni.

Uma nova reunião será realizada nesta segunda-feira (13) para a formulação do comitê e a sua criação deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da próxima terça-feira, 14.

“Mesmo cumprindo agenda fora do país, o governador Gladson Cameli está acompanhando essa situação de perto e nos pediu empenho e agilidade nesta apuração”, informou José Rosemar Messias, chefe do Gabinete do Governador.

A secretária estadual de Saúde, Paula Mariano, classificou a criação do comitê como necessária para que o ocorrido seja esclarecido à população. Ela também reforçou que existe o empenho do Estado e dos profissionais da rede pública hospitalar para que a população seja bem atendida.

“Todos os dias saímos de nossas casas para ajudar a salvar vidas. Essa é a nossa maior missão. Lamentamos e nos solidarizamos com as famílias por essas perdas, e damos total apoio para que essa situação seja averiguada com seriedade”, disse.

O secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão, que também participou da reunião que definiu a criação do comitê, foi outro a reforçar o interesse do Estado no esclarecimento dos fatos.

“Precisamos expor a verdade de tudo o que aconteceu e, caso seja comprovado algum tipo de irregularidade, buscar a devida responsabilização”, afirmou.

MP investiga

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) está apurando denúncias acerca da falta de leitos de pediatria, medicamentos e insumos da rede pública estadual, destinados ao atendimento de crianças acometidas de vírus respiratórios.

O procedimento foi divulgado na última sexta-feira (10) e está a cargo da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde. De acordo com o promotor de justiça Ocimar Sales, é necessária a apuração de possível omissão do governo na morte de 9 crianças em menos de dois meses no Acre.

“Vamos apurar se houve omissão no atendimento às crianças que, infelizmente, morreram na capital, e estamos à disposição das famílias. No início da semana, cobramos a realização de uma campanha para alertar a população”, garantiu.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.