Categories: Acre 01 Notícias Política

Após morte de crianças por doença respiratória, governo abre 20 leitos pediátricos no Into

Published by
Saimo Martins

A secretaria de saúde decidiu neste sábado, 11, abrir 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), para atendimentos pediátricos. A abertura de novos leitos ocorre após a morte de mais de 9 crianças em decorrência de síndrome respiratória – vírus sicencial respiratório.


De acordo com o governo, somente hoje, 63 pacientes pediátricos que estavam internados no Hospital da Criança, em Rio Branco, estão aos poucos sendo transferidos para as instalações do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-Ac). A transferência dos primeiros pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ocorreu durante o dia e deve permanecer durante todo o final de semana, até que todos estejam devidamente acomodados.


No entanto, a saúde alerta que a unidade não funcionará como referência para atendimento dos casos de síndromes respiratórias, o fluxo de atendimento do Hospital da Criança (HC), seguirá normalmente, atendendo todos os tipos de pacientes pediátricos que forem encaminhados a unidade.


A principal porta de entrada ainda será às Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e Pronto-Socorro, em casos de urgência e emergência. A secretária de saúde, Paula Mariano, disse que a mudança já estava na programação. “Aguardavamos apenas a notícia do cancelamento da resolução de tombamento para dar início aos trabalhos de reforma e ela chegou na última quinta-feira, 9, em boa hora. Dado o momento de crise que vem afetando principalmente crianças menores de 5 anos, a mudança permitirá a ampliação de leitos, incluindo as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de enfermaria”, declarou.


As Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que nas antigas instalações eram nove, passarão a ser 20. Os leitos de enfermaria pediátrica que antes eram 48, poderão ser ampliados para 80 e a ala de semi-intensiva, que antes eram quatro vagas, também serão ampliadas conforme a necessidade.


Em relação aos casos de síndromes respiratórias em crianças, de janeiro até a presente data, foram notificados 165 casos com necessidade de internação no Pronto-Socorro da Capital – sendo 9 mortes até o momento. Neste sábado, 11, havia 16 crianças internadas, nenhuma na emergência ou semi-intensiva.


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024

Inscrições para a Corrida Tiradentes encerram na próxima quinta

Como parte da programação em comemoração aos seus 108 anos de história, a Polícia Militar…

05/05/2024

Madonna posta foto ao lado de Pabllo Vittar e Anitta para agradecer por show histórico em Copacabana

Madonna postou neste domingo (5) uma foto ao lado de Pabllo Vittar e de Anitta,…

05/05/2024

Davi diz que tentou manter relacionamento com Mani Rego: ‘Corri atrás’

Davi falou sobre o término do relacionamento com Mani Rego, a quem chamava de "esposa"…

05/05/2024

André Vale participa da entrega de equipamentos agrícolas, sacolões e kits dormitórios no Rio Liberdade

O deputado estadual André Vale (Podemos) participou, no sábado (4), a convite do prefeito de…

05/05/2024

Polícia Militar promove 1ª Corrida BPTran pelo Maio Amarelo

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran),…

05/05/2024