Categories: Acre 01 Notícias Política

Após morte de crianças por doença respiratória, governo abre 20 leitos pediátricos no Into

Por
Saimo Martins

A secretaria de saúde decidiu neste sábado, 11, abrir 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), para atendimentos pediátricos. A abertura de novos leitos ocorre após a morte de mais de 9 crianças em decorrência de síndrome respiratória – vírus sicencial respiratório.


De acordo com o governo, somente hoje, 63 pacientes pediátricos que estavam internados no Hospital da Criança, em Rio Branco, estão aos poucos sendo transferidos para as instalações do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-Ac). A transferência dos primeiros pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ocorreu durante o dia e deve permanecer durante todo o final de semana, até que todos estejam devidamente acomodados.


No entanto, a saúde alerta que a unidade não funcionará como referência para atendimento dos casos de síndromes respiratórias, o fluxo de atendimento do Hospital da Criança (HC), seguirá normalmente, atendendo todos os tipos de pacientes pediátricos que forem encaminhados a unidade.


A principal porta de entrada ainda será às Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e Pronto-Socorro, em casos de urgência e emergência. A secretária de saúde, Paula Mariano, disse que a mudança já estava na programação. “Aguardavamos apenas a notícia do cancelamento da resolução de tombamento para dar início aos trabalhos de reforma e ela chegou na última quinta-feira, 9, em boa hora. Dado o momento de crise que vem afetando principalmente crianças menores de 5 anos, a mudança permitirá a ampliação de leitos, incluindo as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de enfermaria”, declarou.


As Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que nas antigas instalações eram nove, passarão a ser 20. Os leitos de enfermaria pediátrica que antes eram 48, poderão ser ampliados para 80 e a ala de semi-intensiva, que antes eram quatro vagas, também serão ampliadas conforme a necessidade.


Em relação aos casos de síndromes respiratórias em crianças, de janeiro até a presente data, foram notificados 165 casos com necessidade de internação no Pronto-Socorro da Capital – sendo 9 mortes até o momento. Neste sábado, 11, havia 16 crianças internadas, nenhuma na emergência ou semi-intensiva.


Share
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

  • Blog do Crica
  • Editorial

Lição de Democracia

Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…

25/11/2024
  • Destaque 2

Hemorroida: doença é frequente no Acre e tabus atrapalham tratamento

O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…

25/11/2024
  • Juruá

Chuvas se intensificam em Cruzeiro do Sul, mas Rio Juruá segue em baixa

Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…

25/11/2024
  • Acre

Morre o professor Constantino Sarkis, aos 90 anos, em Rio Branco

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…

25/11/2024
  • Destaque 1

Colônia dos Pescadores é entregue revitalizada e beneficiará mais de mil pescadores do Acre

O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…

25/11/2024
  • Acre

Briga por ciúmes deixa duas mulheres esfaqueadas em Rio Branco

As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…

25/11/2024