Categories: Destaque 4 Notícias

Áudio vazado mostra diretora falando do caos no PS para secretária: “chegamos ao limite”

Published by
Saimo Martins

Em um diálogo “desesperador” a diretora do Pronto-Socorro, Dora Vitorino, reclamou com a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Adriana Lobão, na última quarta-feira, 11, sobre o cenário “desolador” vivido dentro do maior hospital de referência em Rio Branco. Segundo ela, somente na madrugada de quarta, cerca de três crianças estavam entubadas aguardando por uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em decorrência da Síndrome respiratória aguda grave – SARS – ocasionado pelo vírus sicencial respiratório.


No áudio, obtido pela reportagem do ac24horas, Vitorino alegou que a falta de “medidas emergenciais” – como falta de leitos de UTI pediátrica – acabou gerando uma discussão entre os profissionais de saúde. “Secretária [Adriana] o doutor Osório me ligou desesperado. Estava com duas crianças entubadas e o SAMU chegando com outra entubada e não havia onde colocar. Eles disseram que a gente não tinha culpa disso e que tínhamos que resolver”, comentou.


A gestora do PS mostrou descontentamento com o caos na saúde e afirmou que não estava sabendo lidar com a situação que, somente foi avisado à sociedade na quarta – sobre o vírus causador das doenças respiratórias, em coletiva de imprensa no auditório do hospital. “Ele [Osório] me ligou me pedindo ajuda, sem saber o que fazer, eu não sei o que fazer. A única forma de resolver isso é reivindicando. Sinceramente, eu não tenho o que fazer secretária”, desabafou.


Dora, cobrou uma solução para o problema que já ceifou 9 crianças, sendo 4 apenas no início de junho. De acordo com a diretora, houve uma reunião no dia 2 de junho – contudo, uma semana depois, o governo ainda não tinha criado soluções efetivas.


“Já se passaram seis dias, é muito tempo para quem estava com urgência naquele dia [2 de junho] com paciente entubado. Nós dentro do Pronto-Socorro não temos o que fazer para colocar as crianças, não temos de jeito nenhum. Tudo que tinha de fazer dentro do hospital a gente já fez. Chegamos no limite”, ressaltou.


Ouça o áudio:


 


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

Governador não descarta subida nas pesquisas de Alysson: “eu não duvido nada”

Durante a solenidade de promoção de polícias Militares e Soldados do Corpo de Bombeiros na…

23/04/2024

Imortal! Grêmio supera expulsão e arranca primeira vitória na Libertadores

Na terceira rodada da fase de grupos, o Grêmio superou a expulsão de Villasanti, venceu…

23/04/2024

Gladson diz que não vai acatar recomendação do TCE que pede suspensão de decreto para militares

O governador Gladson Cameli afirmou na noite desta terça-feira, 23, que não vai acatar a…

23/04/2024

Cruzeiro domina, mas decepciona de novo e empata com o Unión La Calera no Chile

O Cruzeiro atacou do início ao fim, mas faltou o essencial para sair com a vitória do…

23/04/2024

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei que restringiu a…

23/04/2024

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

A redução do pessimismo econômico no exterior e as apostas sobre os juros no Brasil…

23/04/2024