Categories: Blog do Crica Notícias Política

MDB investe em aliança com o PSDB no Acre 

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O PRESIDENTE REGIONAL DO MDB, deputado federal Flaviano Melo,  admitiu em conversa ao BLOG que, com a aliança formal no plano nacional entre o MDB e o PSDB para a disputa da presidência, pediu ao presidente da Executiva Nacional Baleia Rossi, para que faça uma tratativa com o presidente do PSDB, Bruno Araújo, para que a aliança também seja formalizada no estado, para apoiar as candidaturas da deputada federal Mara Rocha (MDB) para governadora, e da deputada federal Jéssica Sales (MDB) a senadora. O argumento é que o PSDB local não tem candidato majoritário. As tratativas estão sendo feitas. Para Flaviano Melo, a parceria política é possível. No Acre, o PSDB fez acordo para apoiar a reeleição do governador Gladson (PP) e da Márcia Bittar (PL) ao Senado. O MDB, por sua vez, é oposição ao governador.


DEVE PESAR CONTRA


O QUE DEVE pesar contra a aliança é o fato da deputada federal Mara Rocha (MDB) ter saído do PSDB atirando, e em conflito com a direção nacional. É aguardar o desfecho, para ver se isso conseguirá ser superado.


CORRER CONTRA O TEMPO


O NOVO presidente do PTB, Serginho Petecão, não terá uma tarefa fácil, vai começar do zero se quiser montar uma chapa a deputado federal, sem bons nomes disponíveis para ter chance de eleger um deputado.


ZERA O JOGO


NUMA EVENTUAL vitória do Lula, toda a configuração do poder vai mudar, em Brasília; e os parlamentares bolsonaristas de trânsito livre nos ministérios, terão os seus prestígios reduzidos ao pó. Assim é a política.


TODA UMA CONVERSA


EXISTE toda uma conversa nos bastidores para buscar uma reaproximação entre o governador Gladson e o senador Márcio Bittar (União Brasil). Um encontro entre ambos foi acertado, no retorno do Gladson ao país.


PARTIDO EM FRANGALHOS


O PP é um partido em frangalhos. Pelo seu porte, era para a sua executiva regional ser definitiva, e não provisória. O partido está rachado entre os que querem o Gladson na presidência, e os que defendem que a senadora Mailza Gomes (PP) continue no comando da sigla. A direção nacional vem enrolando os dois grupos.


CABEÇAS DA MAILZA E DO BOCALOM


O GRUPO do deputado José Bestene (PP), pelo visto rompeu com a senadora Mailza Gomes (PP), de quem foi aliado na eleição para a PMRB, se contrapondo à então candidata a prefeita do governador, Socorro Neri. A nova formatação defendida pelo grupo é o Gladson na presidência do PP, e Ricardo França de vice-presidente.


TRADUZINDO A CONFUSÃO


O MANDATO da senadora Mailza Gomes (PP) está encerrado, a direção nacional não nomeou ninguém até aqui, e não se sabe até quando continuará a confusão.


ATRAPALHA TUDO


A INDEFINIÇÃO da direção nacional deixa o PP em cacarecos, com trocas de acusações entre os grupos que brigam pelo comando; e com os candidatos a deputado estadual e deputado federal sem saber a quem se reportar.


CANDIDATURA DE QUALIDADE


O PSOL poderia até ser acusado de quebrar a unidade do bloco de esquerda na disputa do Senado, se tivesse lançado um nome só para figurar. Mas está lançando um nome extremamente qualificado para o Senado, o do advogado Sanderson Moura (PSOL). Quanto mais candidato, são mais opções para o eleitorado escolher.


RETRATO MAIS NÍTIDO


AS PESQUISAS que vierem depois das convenções regionais, com as candidaturas majoritárias já posicionadas, trarão um retrato mais nítido do momento da campanha para governador e senador.


DEFENSOR NÚMERO UM


O PREFEITO Tião Bocalom (PP) é o defensor número para que a senadora Mailza Gomes (PP) continue na presidência da sigla, e dispute a eleição para o Senado.


PARA CHAMAR DE MINHA


O PRESIDENTE do PODEMOS, Ney Amorim, conseguiu montar uma chapa de candidatos fortes a deputado estadual, para dar suporte à sua campanha a deputado federal. Terá um partido fechado na sua candidatura.


DEPENDE DA SAÚDE


O VICE-GOVERNADOR Major Rocha (MDB) ainda não tem a sua candidatura a deputado federal decidida, diz que só será candidato se estiver 100% de saúde.


NÃO PODE OPERAR MILAGRE


QUASE todo santo dia se noticia a apreensão de drogas, a matança entre facionados ou envolvidos no mundo do crime diminuiu, e isso se deve muito ao trabalho do secretário de Segurança, Coronel Paulo César. Com o Acre recortado por fronteiras com países produtores de cocaína, não há como evitar 100% o tráfico de drogas.


NÃO É POSSÍVEL


TODAS as pesquisas divulgadas até aqui sobre a disputa da presidência, dão o Lula (PT) com uma vantagem confortável sobre o mais próximo oponente, o presidente Bolsonaro (PL). Não é possível que todos os institutos do país, se uniram para conspirar contra o Bolsonaro.


O AGRONEGÓCIO RECUOU?


O GRUPO do agronegócio, que andou ocupando os espaços na mídia anunciando de que teria candidato a governador e a senador, murchou a iniciativa. Pelo menos não se ouviu mais falar sobre o assunto. Seria bom que estivesse na campanha, para debater as suas ideias.


Muito improvável


NA política, não existe o impossível, mas é muito improvável que algum dos nomes da chamada terceira via, venha a desalojar o Lula ou o Bolsonaro na polarização pela presidência.


FRASE MARCANTE


“NOS dias em que não mais ardemos de amor, muitos outros morrerão de frio”. François Mauriac.


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Televisão

César Tralli completa 54 anos e ganha festa de aniversário na Globo

O jornalista César Tralli completou 54 anos nesta segunda-feira, 23, e ganhou uma festa de…

24/12/2024
  • Famosos

Viih Tube celebra véspera de Natal com Ravi em casa após internação

Viih Tube começou o dia com muita alegria ao comemorar a primeira manhã de véspera…

24/12/2024
  • Nacional

Governo publica decreto com regras para disciplinar uso da força pelas polícias

O governo federal publicou nesta terça-feira (24) o decreto do Ministério da Justiça e Segurança…

24/12/2024
  • Televisão

Após baixa audiência, Rachel Sheherazade deixa Record no fim do ano, diz jornal

Confirmando boatos, a Record anunciou que Rachel Sheherazade está fora da emissora. A apresentadora já…

24/12/2024
  • Destaque 3

Nível do Rio Acre sobe muito nas cabeceiras e “pancada” de água deve chegar na capital

Vem muita água por aí no Rio Acre na capital acreana. A Defesa Civil de…

24/12/2024
  • Famosos

Após diagnóstico de demência, Bruce Willis aparece em fotos ao lado da família

A esposa de Bruce Willis, de 69 anos, Emma Heming, compartilhou fotos ao lado do…

24/12/2024