O instrutor de tiro Netto, do canal do YouTube Netto 5.56, publicou um vídeo refutando uma afirmação da advogada Helane Christina, que defende o sargento Erisson Nery, do Trisal, em processo por tentativa de homicídio contra o estudante Flávio Endres.
Em participação no CipódCast, a advogada asseverou que toda pistola automática, quando tem o gatilho acionado, dispara dois tiros em vez de apenas um. Segundo ela, essa constatação foi feita a partir de uma perícia em uma arma relacionada a outro processo.
O apresentador do CipódCast, La Perucha, ainda questionou Helane sobre se a afirmação dela teria referência ao caso específico do seu cliente ou se toda arma do tipo pistola tinha essa característica, ao que ela respondeu citando a segunda opção.
A advogada fez a assertiva quando tentava explicar aos espectadores do canal o porquê de Erisson Nery ter disparado quatro tiros contra o estudante ao mesmo tempo em que alegava que ele agiu em legítima defesa.
No vídeo publicado pelo instrutor Netto, que até a manhã desta quinta-feira (9) tinha mais de mil visualizações, ele demonstra didaticamente, usando uma pistola Glock, que a profissional do direito se equivocou em sua afirmativa.
Netto explica na publicação que há pistolas automáticas que efetuam disparos intermitentes ou disparos contínuos ao ter o gatilho acionado, dependendo do tipo, mas que em nenhuma das situações ocorre o que advogada afirmou no programa.
O instrutor ainda esclarece que fez a retificação de maneira respeitosa, no intuito de contribuir para que não ocorra a possibilidade de alguém ser beneficiado ou prejudicado em uma decisão com base na informação dada pela advogada.