O Exército Brasileiro concluiu nesta sexta-feira, 10, a Operação Castanheira II, iniciada na última segunda-feira, 6, no Acre, Rondônia e Sul do Amazonas.
No Acre, a ação foi dos 4° e 61° Batalhões de Infantaria e Selva (BIS) de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Nas ações fluviais e terrestres, a operação teve a parceria da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícias Militar e Civil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Instituto de Meio Ambiente.
Foram apreendidas armas de fogo, dragas, embarcações, motor de popa, combustível e equipamentos eletrônicos.
Dentre as ações realizadas, foram feitos postos de bloqueio e controle de estradas de vias urbanas e fluviais, além de patrulhas motorizadas. Também foram feitas inspeções em embarcações e veículos, bem como revistas em pedestres e ciclistas.
Na vertente mão amiga, durante a operação, o Exército realizou atendimento médico e odontológico na terra indígena Puyanawa, além momento cívico.
Segundo a Assessoria de Comunicação, “as ações desenvolvidas contribuíram para a manutenção do ambiente seguro e estável e a redução dos delitos transfronteiriços e ambientais e foram consolidados os laços de amizade e confiança entre a força terrestre, órgãos de segurança pública, agências ambientais e a população local”.
A Operação Castanheira II se deu ao longo de 3.680 Km de fronteiras dos três estados. Foi empregado um efetivo de aproximadamente 600 militares, além de 9 embarcações e 38 viaturas do Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva – 61º BIS, Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva – 4º BIS, Comando de Fronteira Rondônia / 6º Batalhão de Infantaria de Selva – 6º BIS.
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, negou habeas corpus apresentado…
O Governo do Tocantins abriu chamamento público para contratação temporária de médicos especialistas nas áreas…
Uma criança de 1 ano e 10 meses ficou ferida ao cair do quarto andar…
O governador do Pará, Helder Barbalho foi reeleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Interestadual de…
Dezessete fetos abandonados na Maternidade Ana Braga, na Zona Leste de Manaus, foram enterrados no…
Na manhã desta quinta-feira (26), uma operação conjunta das forças de segurança, denominada "Aliança pela…