Menu

Comércio varejista do Acre vende 2,6% a mais no mês de abril

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O comércio varejista do Acre cresceu 2,6% em abril em comparação a maio. Com esse resultado positivo, o volume de vendas na comparação de 12 meses, entre abril deste ano e abril de 2021, o varejo acreano cresceu 7,8%.


Em março, as vendas registraram queda no Acre e vem oscilando ao longo dos meses. Em nível nacional, na série sem ajuste, frente a abril de 2021 o comércio varejista cresceu 4,5%, terceira alta consecutiva. No ano de 2022, o comércio varejista acumula crescimento de 2,3%, enquanto nos últimos dozes meses o resultado foi de 0,8%.

Publicidade

Ou seja: o acumulado de doze meses no Acre é pelo menos três vezes superior ao nacional. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE.


No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 0,7% em relação a março e a média móvel trimestral foi de 1,1%. Em relação a abril de 2021, o varejo ampliado cresceu 1,5%, terceira alta consecutiva. No ano, o acumulado foi de 1,4% e nos últimos doze meses, de 2,2%.


A variação de 0,9% no volume de vendas do comércio varejista, na passagem de março para abril de 2022, na série com ajuste sazonal, teve, em termos setoriais, equilíbrio entre taxas no campo negativo e taxas no campo positivo: móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (1,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%) tiveram resultados positivos.


Já combustíveis e lubrificantes (-0,1%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,6%) e equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-6,7%) tiveram variações no campo negativo. Para o varejo ampliado, tanto a atividade de Veículos, motos, partes e peças (-0,2%) quanto de material de Construção (-2,0%) tiveram resultados negativos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido