Menu

Oposição faz pacto pelo segundo turno

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

NENHUM dos candidatos ao governo pela oposição, levanta dúvida sobre a presença do Gladson Cameli, num eventual segundo turno. 


A briga entre os oposicionistas é para saber quem estará num segundo turno para enfrentar o governador. Sérgio Petecão (PSD), Mara Rocha (MDB) ou Jenilson Leite (PSB)? É a questão.


Mas uma coisa é certa dentro das hostes oposicionistas, seja quem for para o segundo turno, está selado um pacto para todos se unirem para eleger um nome do grupo para ocupar o Palácio Rio Branco.  Se ainda não existe um pacto formal, há um pacto tácito neste sentido entre os dirigentes dos principais partidos que brigam na ponta.


TÔ FORA 


O ÚNICO que se nega a entrar no bloco de reação da oposição para o segundo turno, é o candidato ao governo do AGIR, professor David Hall.


BRINCANDO DE FAZER PESQUISA


NÃO SE SABE o motivo pelo qual os institutos de pesquisas continuam a colocar na cartela da escolha dos candidatos a governador, os nomes do Márcio Bittar (União Brasil) e do Jorge Viana (PT). Márcio nunca disse ser candidato ao governo. E o Jorge já declarou que disputa o Senado. Quando se coloca nomes que não estarão na disputa, se projeta um resultado diferente da realidade. Isso é brincar de fazer pesquisa eleitoral.


NOMES NA PAUTA


O CANDIDATO ao governo, deputado Jenilson Leite (PSB), trabalha com dois nomes para vice da sua chapa, o ex-prefeito Angelim e o deputado Jonas Lima, ambos do PT.


BEM MAIS PALATÁVEL


A pesquisa da BIG Data veio com números para o governo mais palatáveis do que os estratosféricos 50% para o governador Gladson Cameli, na pesquisa da FIEAC.


ESPÓLIO ZERADO


O NOVO presidente do PTB no estado, Serginho Petecão, recebeu um espólio zerado de chapas para deputado federal e deputado estadual. Todos os que eram candidatos pela sigla se filiaram ao PL, num movimento comandado pelo senador Márcio Bittar (União Brasil).


COMEÇANDO BEM


O CANDIDATO a deputado federal Antonio Rueda (União Brasil), que não é do ramo, é um cardiologista dedicado à profissão, começou bem a corrida ao se cercar de coordenadores de campanha eficientes, o que serve de anteparo para evitar levar facadas de políticos picaretas.


BRIGA BOA


JAMIL ASFURY, Tadeu Hassem, Jairo Carvalho, Eber Machado, Clodoaldo Rodrigues e Vagner Felipe, são nomes fortes na chapa de estadual pelo REPUBLICANOS, na disputa de duas vagas. A briga é de 5 mil votos acima. 


SE MOVIMENTANDO BEM


QUEM vem se movimentando bem na briga por uma vaga de deputado federal na chapa mediana do PL, é a publicitária Charlene Lima (PL). O PL briga para eleger um.


A DISPUTA SERÁ DURA


OS NÚMEROS estão mostrando que teremos uma disputa dura pela única vaga do Senado. Há uma distância pequena entre os quatro na cabeça do primeiro pelotão.


MUITO DIFÍCIL


POR estarmos ainda longe da eleição, a campanha oficial ainda nem começou, fica difícil até de se apontar um candidato ao Senado, como extremo favorito na disputa.


ASSIM DEVE SER VISTO


A MANIFESTAÇÃO da dona Linda Cameli, mãe do governador Gladson, sobre os ataques da oposição, tem de ser entendida como uma defesa materna. Qual mãe não defende o filho? Nada de crítica, pois, é amor de mãe, assim deve ser visto.


NEM IDEIA


NÃO TENHO nem ideia de como o governador Gladson vai desatar o nó de intrigas dentro do PP e devolver a paz interna ao partido. Qualquer movimento tem que passar por uma conversa com a senadora Mailza Gomes (PP). A pressão para lhe tirar da presidência, até aqui, não funcionou. O tempo voa, logo teremos as convenções, e o PP terá de estar com as chapas prontas para registro. 


NÃO SUCUMBIU AO PODER


DOS QUATRO prefeitos do PT, o único que resistiu aos encantos do poder até o momento, é o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT). Continua 100% PT.


ACERTOU EM CHEIO


O GOVERNO acertou em cheio ao colocar o deputado Pedro Longo (PDT), como líder da bancada governista na ALEAC. Não deixou os ataques da oposição sem resposta, e foi importante na aprovação dos projetos enviados pelo governador Gladson, agindo sempre pelo diálogo.


ÂNIMOS ACALMADOS


PELAS informações que chegam, depois de uma reunião com o governador, acabaram as intrigas e fuxicadas no grupo que fica no seu entorno. Já estava extrapolando.


DATA-FOLHA


SE TERIA uma visão mais imparcial das disputas do governo e de senador, se tivéssemos uma pesquisa de um instituto do porte do Data-Folha, sem ligação partidária.


APOSTANDO NO SEGUNDO TURNO


NA AVALIAÇÃO do experiente deputado federal Flaviano Melo (MDB), a candidata a governadora pelo MDB, deputada federal Mara Rocha, estará no segundo turno com o Gladson, e aposta na união da oposição no turno decisivo, para enfrentar o governador.


DISPUTA SEM FAVORITO


SOBRE a eleição para o Senado, o deputado federal Flaviano Melo (MDB) prevê uma disputa muito dura, e na qual não se pode ainda apontar um favorito.


MUDAR O DISCURSO


TENHO escutado até de seus apoiadores que o ex-senador Jorge Viana (PT) tem que mudar o velho discurso de “nós” somos os “puros” e eles, os “Impuros”. Tinha sentido nas primeiras campanhas para chegar ao poder.


RAZÃO DO DESESPERO


O DESCONTROLE emocional do presidente Bolsonaro, investindo ontem aos gritos numa Live contra o TSE e ministros do STF, tem razão de ser: mais uma pesquisa foi divulgada dando o Lula vencendo no primeiro turno.


MANDATO PRODUTIVO


UM PONTO não se pode nem discutir sobre o deputado federal Alan Rick (União Brasil), o dele ter um dos mandatos mais produtivos da bancada acreana, com presença em investimentos no estado e municípios, nas mais diversas áreas. Justificou o primeiro mandato, e está justificando o segundo.


COMO É QUE VAI FICAR?


O PSDB e o MDB acertaram uma aliança, e estarão no mesmo palanque na eleição deste ano, em torno da candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à presidência. A direção regional do MDB já acionou a direção nacional, para que a aliança se estenda ao estado, com o apoio tucano à candidatura do MDB ao governo.


FRASE MARCANTE


“Ninguém vale pelo que sabe, mas pelo que faz com aquilo que sabe”. Leonardo Boff.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.