Conecte-se agora

Mailza defende mais mulheres na política e relembra a data contra a violência de gênero

No plenário, agradeceu ao ministro Ciro pela confiança e respeito e destacou apoio recebido da Executiva Nacional para
coordenar o processo do partido ao qual é presidente no Acre, o Progressistas

Publicado

em

A senadora Mailza (Progressistas-AC) discursou no Congresso sobre o fim da violência política contra as mulheres. A senadora relembrou que, neste mês de junho, completam-se 15 anos do decreto que estabeleceu o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Para Mailza, a data representa não apenas um avanço na luta contra a violência política de gênero no Brasil, mas reitera a importância dos homens nessa luta. “Sou Senadora da República, presidente do Progressistas no Acre e fui vítima de violência política. Quero falar sobre isso apenas para dizer que, nesta luta, recebi ajuda de um homem especial: o ministro-chefe da Casa Civil e presidente nacional do Progressistas, meu amigo Ciro Nogueira. Eu e Ciro sempre tivemos uma relação pautada pela transparência, lealdade e em favor do povo. Com Ciro, lutei pelo Acre e saímos vitoriosos em 2020, com ampliação do nosso partido no Acre, elegendo prefeitos nas mais importantes cidades e capital, 5 ao todo; 1 vice-prefeito, que hoje ascendeu ao cargo de prefeito; e 38 vereadores. Hoje, somos a maior bancada na Assembleia Legislativa do Acre e temos uma meta ousada para estas eleições”.

Mailza agradeceu ao ministro Ciro pela confiança, celebrou o fato de ser líder da bancada progressista no Acre e relembrou feitos como senadora em prol das mulheres. “Como senadora, apresentei uma proposta que muda a legislação eleitoral para incentivar as candidaturas femininas e combater as fraudes na cota de gênero, tornando mais rigorosas as punições para o descumprimento das normas que garantem a participação feminina na política. […]. Espero levar essa discussão adiante aqui no Congresso e quero ser incentivadora de outras mulheres na política. Eu cuido das mulheres com muito carinho”.

Finalizando o discurso, a senadora agradeceu aos colegas de bancada, presidente do movimento Mulheres Progressistas, deputada Iracema Portella, saudou lideranças locais e fez um pedido. “Vamos acabar com a violência política contra as mulheres. O nosso lugar quem decide somos nós. Quando uma mulher é agredida na política, a democracia é a maior vítima. Contem comigo. Que Deus nos abençoe”.

A fala gerou diversas reações no plenário. Confira:

Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – presidente do Senado

Em nome da Presidência, também reconheço o importante e significativo da senadora Mailza e presto igualmente a minha solidariedade, assim como foi pronunciado aqui pelos nossos colegas Senadores e Senadoras.

Senadora Margareth Buzetti (PP-MT)

Senadora Mailza, minha solidariedade. Violência política ninguém deve sofrer. Nem mulheres, nem homens, gênero nenhum deve sofrer. Quero me solidarizar com as mulheres por que somos poucas E ninguém pode nos impedir. E ninguém vai nos impedir.

Daniella Ribeiro (PSD-PB)

Trago minha solidariedade à senadora Maliza Gomes. Durante o meu percurso como Líder do Progressistas no Senado, tive a oportunidade de liderar a bancada ao lado de Mailza e ter essa companheira tão especial, mulher forte, mulher destemida, mulher batalhadora e que sempre nos representou e que representa muito bem o Acre no nosso Senado Federal. Mailza, te apoio a você não só como mulher, mas pela mulher que você é, sempre lutando pelas causas não só das mulheres, mas pela causa do povo brasileiro.

Senador Eduardo Girão (Podemos-CE)

Mailza é uma mulher exemplar, de valores, princípios, que representam o estado do Acre. Que haja bom senso, um final feliz e com justiça. Espero sabedoria.

Eliziane Gama (Cidadania-MA)

Minha solidariedade e indignação. Esse é um problema que precisamos enfrentar. Nós precisamos mostrar para o Brasil que ninguém irá nos deter. Siga firme, senadora Mailza!

Rose de Freitas (MDB-ES)

Senadora Mailza, sinto todas as suas dores. Nós somos mulheres e estamos aqui, olhando, e não temos nenhuma resposta. Nós não tivemos coragem, sabendo do tamanho da discriminação contra as mulheres. O seu Estado, as pessoas, vão observar isso. [Desejo] Força, coragem e enfrentamento. Você é preciosa nessa Casa. Você, se eleita novamente, vale muito. Seu Estado erra muito nisso. A história vai cobrar.

Leila Barros (PDT-DF)

Minha colega, minha amiga, estamos solidárias à você. E estaremos de olho no desdobramento, porque trata-se de uma senadora que tem feito um excelente trabalho

Esperidião Amin (PP-SC)

A senhora estudou, trabalhou, presto a minha solidariedade.

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE)

Enquanto tive a responsabilidade de governar a bancada do Governo, Mailza foi uma colaboradora dedicada, efetiva, nunca se furtando de colaborar.

Acre 01

Petecão se reúne com comerciantes e promete construção de hospital em Tarauacá

Publicado

em

O candidato ao governo pela “Coligação com a Força do Povo”, senador licenciado, Sérgio Petecão (PSD), esteve reunido com comerciantes no município de Tarauacá, na manhã desta quinta-feira, 18, para conhecer de perto a realidade dos trabalhadores do Mercado Municipal e da Rua do Comércio na região.

Petecão disse que durante a conversa tem ouvido muita reclamação dos moradores em relação ao governo. Segundo ele, são muitas promessas não cumpridas nos últimos anos.”Infelizmente o que nós temos ouvido muito é reclamação das pessoas sobre esse governo que está aí. As pessoas falam do abandono, das promessas não cumpridas, é muita gente que foi enganada”, declarou.

O candidato ao Palácio Rio Branco contou que seu objetivo será a reconstrução do Estado. “Nós temos uma responsabilidade grande, e com ajuda de Deus e do povo vamos reconstruir esse estado. Aqui é sem mentira, sem enganar ninguém, nós vamos fazer”, ressaltou.

O parlamentar licenciado prometeu a construção de um hospital na região de Tarauacá e recuperação de ramais para os produtores rurais. “O povo só quer o básico, é o ramal aberto, é o hospital com médico pra atender. É o jovem tendo uma oportunidade de trabalho para não ter que ir embora no Acre”, concluiu.

Continuar lendo

Acre 01

Zequinha nega apoio a candidatura de Ney Amorim ao Senado e estuda parceria com Márcia

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima (PP) disse ao ac24horas que não apoia a candidatura de Ney Amorim (Podemos) ao senado. Apesar de Ney ser o candidato oficial do governador Gladson Cameli (PP), Zequinha poderá apoiar Márcia Bittar (PL) ou outro candidato ao senado.

“Ainda não decidi nada. Só semana que vem terei uma definição de quem apoio para o senado”, destacou o prefeito da segunda maior cidade do Acre.

O descontentamento de Zequinha com Ney Amorim é pela não aceitação do nome da primeira dama de Cruzeiro do Sul, a pedagoga Lurdinha Lima, como suplente dele. Amorim registrou a candidatura na última sexta-feira, tendo como 1º suplente o candidato Rennan Biths, do PDT e como 2º suplente o candidato Rui Óscar, do Podemos.

Zequinha disse considerar justa a chapa “com um nome de Rio Branco e outro de Cruzeiro do Sul”.

Ele defendeu que lurdinha sempre foi uma pessoa ativa nos bastidores da política e que tem realizado um bom trabalho na liderança do Grupo Permanente de Trabalho e Apoio ao Serviço Humanitário do município. “Vejo que ela soma muito na política e na esperança de um Acre melhor pra todo mundo”, ressaltou Zequinha.

Continuar lendo

Acre 01

Com adesivaço no Parque da Maternidade, Nicolau abre campanha à reeleição para Aleac

Publicado

em

Presidente da Assembleia Legislativa e candidato à reeleição, o deputado estadual Nicolau Júnior abriu a temporada de atividades de campanha na capital na tarde desta quarta-feira (17), em Rio Branco.

Com centenas de apoiadores Nicolau realizou um adesivaço “carimbando” carros e motos. A militância fez a festa com bandeiras e toda alegria que uma campanha eleitoral deve ter.

“Eu estou muito feliz com essa mobilização e com à disposição dos nossos apoiadores. Essa será nossa proposta: fazer uma campanha alegre, transparente e respeitosa. Ainda esse mês vamos lançar nossa candidatura oficial aqui e também no Juruá”, anunciou.

Continuar lendo

Acre 01

Petecão se reúne com empresários da construção civil que reclamam de falta de licitação

Publicado

em

O candidato a governador Sérgio Petecão (PSD) esteve reunido nesta terça-feira, 16, juntamente com o candidato a vice Tota Filho (PSD) e a candidata ao Senado Vanda Milani (PROS), com empresários da construção civil do Vale do Juruá, onde na oportunidade apresentou seu plano de governo.

De acordo com relatos ouvidos pelo candidato, a principal reclamação dos empresários da região é quanto a fuga do capital financeiro do Acre para outros estados da federação, por conta de empresas de fora do estado que passaram a ganhar licitações do governo para execução de obras e oferta de produtos e serviços. “Tem duas empresas só que trabalham no governo, e nós aqui de Cruzeiro do Sul não conseguimos chegar na licitação, porque não existe mais licitação para nós, por causa da carona que tem no estado já junto com as duas empresas”, declarou o presidente da entidade, Cláudio Negreiros.

Petecão disse aos representantes do setor que o relato dos empresários de Cruzeiro do Sul é o mesmo já ouvido pelos candidatos em outras regiões do estado. “Isso só confirma o que já sabíamos. É inadmissível, não tem sentido, que empresas venham de outro estado e tirem as oportunidades das empresas aqui do Juruá”, ressaltou.

Na ocasião, o candidato a vice-governador Tota Filho, que é da região, também se comprometeu em defender a participação das empresas locais nos processos licitatórios do governo, para que elas possam gerar empregos e aquecer a economia local. “Como vimos aqui, o nosso plano de governo já contempla essas demandas e esse encontro foi a confirmação de que nós teremos um governo que realmente atende os interesses da sociedade”, garantiu Filho.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.